0800- 7719701


Leco pede informações sobre acolhimento de migrantes e pessoas em situação de rua e vulnerabilidade



 

 

O vereador Leco (Podemos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre políticas públicas de acolhimento a migrantes, população em situação de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade e deficiência intelectual.

 

No documento, o parlamentar lembra que Americana possuía um Centro de Atendimento ao Migrante que oferecia atendimento em situações de acolhimento emergencial, mas que o local se encontra fechado. “O centro é um espaço de acolhimento emergencial, atendendo as necessidades básicas de acolhimento, higiene, alimentação e pernoite”, aponta.

 

Com relação à população em situação de rua, Leco destaca que alguns municípios estão implantando o “Centro POP”, um centro de referência especializado destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. “Nesses centros, essas pessoas são atendidas no período da manhã e podem cuidar de sua higiene, se alimentar e receber outros cuidados necessários, possibilitando um processo gradativo de saída da situação de rua. É preciso suprir as necessidades imediatas dessas pessoas, facilitando o acesso emergencial a esses cuidados”, comenta.

 

O vereador reforça também a importância do acolhimento de pessoas com deficiência intelectual. “Elas necessitam de um local diferenciado, com medidas apropriadas, ações afirmativas, adaptações ou apoio. Devem receber o acesso e a utilização de serviços adequados que sejam baseados em suas necessidades, tais como acompanhamento médico, trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapias ocupacionais”, acrescenta.

 

No requerimento, Leco pergunta quais trabalhos de atendimento, acolhimento e encaminhamento estão sendo realizados em Americana com migrantes, população em situação de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade e deficiência intelectual. Questiona se a prefeitura possui algum projeto similar ao “Centro POP”, se existem programas e ações voltadas ao atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual que necessitam de acolhimento e pede que seja enviado relatório com dados cadastrais da população em situação de rua e pessoas com deficiência intelectual que necessitam de acolhimento.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece na quinta-feira (4).

 

 


Publicado em: 03 de fevereiro de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro