0800- 7719701


Prêmio “Professores Destaques do Ano” é entregue pela Câmara em sessão solene



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (21) sessão solene para entrega do prêmio “Professores Destaques do Ano”, oferecido aos professores por seus méritos e relevantes serviços prestados, direta ou indiretamente, à educação no município de Americana.

 

Participaram da solenidade a vereadora Professora Juliana (PT) e o vereador Thiago Brochi (PSDB), o vice-prefeito Odir Demarchi, a secretária adjunta de Educação de Americana, Evelene Ponce Medina, o dirigente regional de ensino, Haroldo Ramos Teixeira, e a representante da OAB Americana (Ordem dos Advogados do Brasil), Dra. Talma de Lucena Santos, além de convidados, amigos e familiares dos homenageados.

 

A homenagem foi criada por um decreto legislativo do vereador da 17ª legislatura e atual vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi. O objetivo é valorizar e reconhecer os professores que se destacaram por sua dedicação e empenho.

 

Foram homenageados dezesseis profissionais das redes municipal e estadual, indicados pela secretaria municipal de Educação e pela Diretoria Regional de Ensino pelo destaque obtido no exercício de suas atividades.

 

Durante o uso da palavra, o autor da homenagem destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação. “Sabemos das dificuldades que vocês enfrentaram durante a pandemia para passar o conhecimento para as crianças e adolescentes. Vocês representam uma pequena parte dos professores do nosso município e todos são merecedores. A cidade que pensar em ter uma educação boa, certamente terá um município bom”, discursou o vice-prefeito Odir Demarchi.

 

O vereador Thiago Brochi, presidente da sessão solene, falou do caráter transformador dos homenageados.  “Como esquecer dos professores? Não tem como. Eu ainda me lembro até hoje de todos os meus professores. É exemplar a vocação que vocês têm para transformar a vida das pessoas através desse trabalho tão importante. Por isso, o melhor investimento que podemos fazer é através da educação. Que Deus continue abençoando a vida de vocês”, disse.

 

A vereadora Professora Juliana enalteceu o papel desenvolvido pelos professores na sociedade. “Estou muito emocionada de estar aqui homenageando, na figura de vocês, toda uma categoria. A gente que trabalha na educação, trabalha semeando o futuro com saberes e valores. E os professores que superam todas as expectativas são aqueles que, além de fazer isso, também ajudam a fazer com que os pequenos possam usar eticamente o conhecimento em prol do bem comum. Parabéns, de coração”, falou.

 

O dirigente regional de ensino Haroldo Ramos Teixeira destacou a dedicação dos professores aos alunos. “Vocês hoje são os protagonistas. Sabemos que vocês sempre fazem homenagens para os alunos e pensam sempre primeiro neles, mas hoje é a vez de vocês. Esse é o momento de reconhecer todo esse trabalho que vocês têm feito”, parabenizou.

 

“Vocês fazem um trabalho magnífico. Cada professor deixa uma marca, e cada marca positiva na vida de um aluno não tem preço. Melhores condições de trabalho e salário são importantes, mas ter o reconhecimento do nosso trabalho quando a gente encontra um ex-aluno e que ele lembra da gente, isso muitas vezes vale mais do que tudo. Não existe outra profissão capaz de promover uma mudança no mundo igual esta, porque somos transformadores”, disse a secretária ajunta de Educação de Americana, Evelene Ponce Medina.

 

 

Homenageados

 

Adriana Foschine

Formada em Biologia e Pedadogia, pós-graduada em Educação Ambiental. Ingressou na prefeitura de Americana em 1992 como professora de Ciências no CIEP São Jerônimo. Atuou em diversos CIEPS e Escolas Municipais de Educação Infantil. Trabalhou com o ensino de horticultura e jardinagem, aulas curriculares em sala e ensino prático no laboratório de ciências.

 

Ana Lúcia Silva

Formada em pedagogia, psicopedagogia e neuropsicopedagogia. Atuou na Educação Infantil da rede municipal de educação de Americana de 1998 até 2021. Desenvolveu seu trabalho na EMEI Potira por um ano e na Casa da Criança Panamby por 21 anos, atuando em diversos projetos educacionais junto a crianças de 4 e 5 anos de idade.

 

Claudison de Souza Maciel

Graduado em História pela Unesp, formado em Pedagogia, possui especialização em Cultura e Cidadania pela Unicamp. Professor de História há 23 anos, dos quais 22 atua na Escola Estadual Prefeito Antonio Zanaga. Atuou como Vice-Diretor na Escola PAZ e na Escola Pinke. Mantém sempre atuação nas demandas da Comunidade escolar.

 

Elza Aparecida de Souza Nascimento

Ingressou no serviço público em 1988 como servente e auxiliar de cozinha na Casa da Criança Tahira. Sua forma de lidar com as crianças chamou a atenção e foi promovida a babá de creche. Atuou em várias unidades e buscou a formação profissional, concluindo o Magistério e posteriormente graduando-se em Pedagogia. Trabalhou por 25 anos na Casa da Criança Maíra e 6 anos na Casa da Criança Aracy, onde aposentou-se como professora de creche.

 

João Pedro Aranha Colletti

Formado em Letras pela Unicamp, seguia a vocação do ensino já quando adolescente, ministrando aulas de língua inglesa aos domingos pelo projeto Escola da Família, aos 16 anos de idade. Iniciou como professor substituto e teve passagens por diversas escolas estaduais. Atualmente, é professor de Ensino Médio na Escola Estadual João XXIII, onde ministra aulas de línguas portuguesa, inglesa, componentes do INOVA e UCs, com ênfase em literatura brasileira, redações e cinema.

 

Juscelino Lino de Jesus

Formado em Filosofia, lecionou em escolas particulares e no ensino público do estado de São Paulo. Formou-se em Pedagogia e cursou pós-graduação em História e Filosofia. Atuou como professor na rede municipal de Americana, desenvolvendo vários projetos na disciplina de História no Caic Prof. Silvino Chinelatto. Aposentando-se do serviço público, dedica-se atualmente à Psicanálise.

 

Kelly Pereira Pedro

Desde criança tinha o desejo de ser professora, pois acompanhava empolgada as aulas de ciências. Já na adolescência, se identificou com o ensino para crianças na igreja. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Alfabetização e Letramento, atualmente é regente de sala no 4º ano na E. E. Prof° Anna Peres, no Jardim América.

 

Leia Maria Veloso

Formada em Pedagogia pela Unicamp, iniciou a carreira em 1991 como assistente de desenvolvimento infantil nas creches da rede municipal. Realizou diversos cursos de especialização e aprimoramento e, após treze anos, foi aprovada em concurso para professora de educação básica 1. Após 30 anos de carreira na educação infantil, aposentou-se em 2021.

 

Lucila Aparecida Forti Fiel Cruz

Iniciou a carreira como professora na EMEI Toriba, atual Casa da Criança Curió, em 1985. Atuou em diversas unidades até assumir, em 1990, a coordenação de várias EMEIs. De 2009 a 2014 foi supervisora escolar da educação infantil, retornando ao trabalho de coordenação de Emeis, onde aposentou-se em 2022, atuando na creche municipal Chuí.

 

Maria Aparecida Pilon

Formada em Pedagogia, com pós-graduação em psicopedagogia e educação especial com ênfase em deficiência intelectual. Cidinha ingressou na rede estadual em 1992 e atuou também em escolas particulares e municipais. Após anos como professora, foi designada Coordenadora de Alfabetização e desde 2020 exerce a função de Diretora na EE Prof. Alcindo Soares do Nascimento.

 

Maria de Oliveira Pereira Fuzer

Concluiu o Magistério e formou-se em Pedagogia, com pós-graduação em direito educacional e gestão escolar. Trabalhou por 19 anos na rede municipal de ensino, atuando na Casa da Criança Araúna e na Creche Municipal Anajá. Desenvolveu e participou de diversos projetos voltados para a educação infantil.

 

Renata Cristina da Silva Faria

Graduada em licenciatura plena em História e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Iniciou na docência em 2021, na escola Portal de Limeira. Em fevereiro de 2022, passou a atuar na Escola Estadual Ary Menegatto, onde atualmente leciona para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, tanto na disciplina de História quanto Eletivas e Itinerário Formativo.

 

Rosângela Cristina da Silva

Professora de arte da rede estadual desde 2015, atuando em diversas escolas. Atualmente, leciona na Escola Estadual Mattos Gobbo. Responsável pelo projeto Ser Negro É Lindo, que nasceu em 2016 como o objetivo de ensinar sobre fotografia. O projeto cresceu e percorreu diversas escolas, participando de apresentação no teatro municipal e sendo convidada pela diretoria de ensino a participar do Boas Práticas.

 

Rosinei Guimarães Caetano da Silva

Professora da rede municipal por 27 anos. Dedicando-se ao ensino de crianças de creche e Ensino Fundamental e da Unidade Tempo de Viver, trabalhando com jovens autistas. Atuou por mais de uma década no CIEP Maria Nilde Mascellani, dedicando-se às crianças com dificuldades na alfabetização.

 

Simone Ferreira da Silva

Formada em Pedagogia, cursou Contação de Histórias no Senac e iniciou a carreira na rede municipal de Cosmópolis e Artur Nogueira. Em 2020 montou em sua casa uma sala de aula particular de reforço para crianças do Ensino Fundamental 1. Atualmente é professora de referência na Escola Estadual Delmira Lopes de Oliveira e cursa faculdade de Artes Visuais e pós-graduação em neuropsicopedagogia.

 

Valquíria Fernandes de Oliveira Ragazzi

Formada em Letras e Pedagogia, ingressou na rede estadual de ensino em 1989 e, no ano 2000, foi efetivada na rede municipal. Lecionou no CIEP Prof° Oniva de Moura Brizola, no Zanaga, e em 2016 passou a atuar no CIEP Prof° Maria Nilde Mascellani, no Jaguari.

 


Publicado em: 24 de outubro de 2022

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro