0800- 7719701


Projetos apresentados nos programas Câmara Jovem e Câmara Melhor Idade são debatidos em audiência pública



A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (4), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, uma audiência pública para discutir projetos apresentados nos programas Câmara Jovem e Câmara Melhor Idade e um projeto de lei de iniciativa popular. A audiência foi solicitada pela Comissão de Legislação Participativa, composta pelos vereadores Celso Zoppi (PT) - presidente, Reinaldo Chiconi (PMDB) e Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT) – membros.
Participaram da audiência os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT) e Odair Dias (PV), o presidente do Sindicado Nacional dos Aposentados, João Batista Inocentini, e o representante da secretaria de Promoção Social, Matias Mariano.
Os temas discutidos durante a audiência foram apresentados nas sessões simuladas dos projetos Câmara Jovem e Câmara Melhor Idade e selecionados pela Comissão de Legislação Participativa: programa de reciclagem de lixo nos bairros, apresentado durante as sessões simuladas do Câmara Jovem; transporte gratuito de idosos para o CIVI (Centro de Integração e Valorização do Idoso), apresentado durante as sessões simuladas do Câmara Melhor Idade; e o projeto de lei de iniciativa popular relacionado ao movimento pela transparência nos gastos públicos de Americana, ainda em fase de coleta de assinaturas para ser protocolado na Câmara.
O presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara agradeceu a presença de todos e destacou a importância de se discutir os três projetos. “Nós da Câmara Municipal temos o papel de ser o agente articulador e mobilizador da sociedade. E quando se trata de algum projeto de interesse da população, a própria legislação federal determina debates como esses devido à importância da matéria. Então, continuem com esse trabalho”, afirmou Zoppi.
Segundo Kim, os debates que acontecem durante as sessões simuladas do Câmara Jovem e do Câmara Melhor Idade são muitas vezes até superiores aos das sessões ordinárias. “Essas pessoas que ocuparam as cadeiras de vereadores defendem com convicção suas posições. A comissão se reuniu para analisar os documentos apresentados e sistematizamos os assuntos. Discutindo esses projetos, podemos analisar de uma maneira ampla as modificações que a sociedade americanense necessita”, disse.
Segundo o presidente do Sindicado Nacional dos Aposentados, a sociedade precisa de audiências como esta. “Não poderia deixar de vir a essa audiência pública. Faz cinco anos que estamos reivindicando essa questão do transporte e solicitando um ônibus para sair do terminal de hora em hora, mas a resposta que tivemos é que seríamos um prejuízo, porque o idoso e os aposentados não pagam a passagem. Nós já demos lucros quando crianças, os governantes têm que entender esses dois lados. Nós temos que fazer com que os governantes tenham uma visão diferente”, defendeu.
Ainda durante a audiência, o público presente pôde apresentar questionamentos e sugestões referentes aos problemas encontrados, que foram respondidas pelos membros da Mesa.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 05 de outubro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro