0800- 7719701


Seminário na Câmara debate questões sobre a dislexia



A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (24) o seminário “Dislexia – Distúrbios Específicos de Aprendizagem”, em atendimento a requerimento de autoria dos vereadores Adelino Leal (PT), Divina Bertália (PDT) e Reinaldo Chiconi (PMDB), membros da Comissão de Educação, Saúde, Promoção Social, Cultura e Esporte.
O seminário reuniu cerca de duzentas pessoas e contou com a presença dos membros da comissão, dos vereadores Celso Zoppi (PT),Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT) e Odair Dias (PV), do suplente de vereador Abílio Maia (PSDB), de vereadores de Santa Bárbara d’Oeste e pessoas interessadas pelo tema.
Durante o evento foram apresentadas duas palestras com os temas “A dislexia e seus desdobramentos científicos” ministrada pela neuropsicopedagoga, Débora Regina Piovezan e “A experiência de uma educadora” misnistrada por Cleusa Maria Vieira Rodrigues. No decorrer das palestras foi compartilhado com o público o depoimento da senhora Rosalina Leite, que é mãe de um jovem dislexico e também o depoimento do estudante Thiago Axel Favarelli, portador da dislexia.
Ao utilizar a palavra, Divina agradeceu a presença de todos e destacou a importância do tema abordado nas palestras. “Esse seminário certamente será de grande proveito, pois vai clarear as relações vividas por professores e pais, vislumbrando alternativas para o encaminhamento dos problemas enfrentado por crianças e jovens com dislexia em nossa cidade”, discursou.
“É uma satisfação participar desse seminário. Recebi várias solicitações e sugestões para a apresentação de um projeto dessa natureza. Queremos contribuir e fazer com que o poder público ofereça estrutura para as pessoas que apresentarem dislexia, familiares e profissionais que se deparam com essa situação no seu dia-a-dia”, disse Zoppi.
Leal falou sobre a importância da palestra. “Não tinha o conhecimento sobre esse distúrbio. Precisamos desenvolver projetos para essas crianças que só precisam de uma atenção diferenciada” disse.
Projeto de Lei
Os vereadores membros da Comissão de Educação, Saúde, Promoção Social, Cultura e Esporte, juntamente com o vereador Celso Zoppi protocolaram um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o “Programa de Apoio ao Aluno Portador de Distúrbios Específicos de Aprendizagem diagnosticado como Dislexia” que já está tramitando na Câmara Municipal.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro