0800- 7719701


Silvio Dourado debate com secretários implantação de projeto de musicalização em escolas públicas municipais



 

O vereador Silvio Dourado (PL) reuniu-se na quinta-feira (21) com os secretários municipais de Cultura e Turismo, Fernando José Giuliani, e Educação, Vinicius Ghizini, para debater a proposta de implantação de um projeto de musicalização nas escolas. O parlamentar recebeu dos secretários a informação de que o projeto poderá ser organizado e desenvolvido para o próximo ano letivo. 

 

Durante o encontro, Dourado apresentou a ideia aos secretários e mencionou o ofício de sua autoria enviado ao Estado, no mês de setembro, sugerindo a implantação do projeto nas escolas públicas estaduais da cidade, compondo a grade curricular, o que também, poderá ser trabalhado nas escolas municipais. Também participou da reunião o músico americanense Jean Biscassi, que compartilhou suas experiências e conhecimentos que possui com a música como forma de aprendizado nas escolas.

 

Segundo o vereador, a introdução do ensino musical nas escolas enseja o desenvolvimento da percepção, atenção, concentração, autocontrole e habilidades psicomotoras, emocionais e afetivas. “Ressaltamos a eles que a lei federal nº 13.278/16 define que a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular. Destacamos, ainda, o trecho da legislação que aponta a compreensão das artes como um dos objetivos do Ensino Fundamental”, comentou o parlamentar.

 

Ao final do encontro, os secretários informaram que através da integração das duas secretarias a proposta de implementação será trabalhada no próximo ano letivo (2022). “Começaremos nas escolas de período integral e será iniciado como oficina no período complementar. Em contrapartida, essa oficina será aberta à população por meio da secretaria de Cultura”, informou o secretário de Educação Vinicius Ghizini.

 

Dourado analisa a reunião como muito positiva, visto que há um caminho a percorrer até a inclusão da musicalização como disciplina curricular. E as oficinas já serão um belo início de trabalho para a efetivação da proposta em um futuro próximo.   

 

* Com informações e foto da assessoria do parlamentar

 

 


Publicado em: 22 de outubro de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro