0800- 7719701


Silvio Dourado discute projetos e ações de empreendedorismo para escolas estaduais de Americana



O vereador Silvio Dourado (PL) participou nesta terça-feira (31), na Diretoria Regional de Ensino de Americana, de uma reunião com representantes do Sebrae de Piracicaba para tratar da possibilidade de implantação de projetos e ações de empreendedorismo em escolas estaduais da cidade.

 

A reunião teve a presença do dirigente regional de Ensino, Haroldo Ramos Teixeira, do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, do gerente do Sebrae Piracicaba, Fábio Gerlach, e da gestora de Educação Empreendedora do órgão, Vivian Lourenço, assim como supervisores que representam as oitenta Escolas Estaduais da regional –  quarenta escolas em Americana, 34 em Santa Bárbara d’Oeste e seis em Nova Odessa.

 

Um dos programas analisados é o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora – neste caso, da Educação Básica. Existem ainda iniciativas para o Ensino Médio, seja nas modalidades presencial, remoto ou híbrido.

 

Pesquisas e estudos recentes indicam que estudantes expostos a conteúdos de empreendedorismo e educação financeira apresentam melhor desempenho na escola, desenvolvendo habilidades como a criatividade, a iniciativa, a flexibilidade e a capacidade de adaptação às mudanças. “São características essenciais para o sucesso de qualquer profissional, independente do caminho que siga pra realizar seus projetos de vida”, cita Dourado.

 

“Queremos ampliar a visão dos jovens, para despertar neles o interesse em empreender, formando pessoas para serem protagonistas”, acrescenta o vereador. “Em pouco tempo, boa parte desses jovens vai para o Ensino Superior, ou em busca de oportunidades no mercado de trabalho, já com algo plantado”, completa.

 

“Colocar empreendedorismo na vida das crianças é algo espetacular. Alguns vão atrás de emprego e outros, criam empresas ou empreendem. Todo mundo tem a ganhar com isso”, reforçou o dirigente de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

 

Os representantes do Sebrae Piracicaba explicaram que a capacitação e o material são fornecidos gratuitamente para treinar professores que levarão a metodologia aos alunos. “Existem atualmente 13 milhões de Micro-Empreendedores Individuais no Brasil. “É o caminho para muita gente, uma opção que deve ser levada aos jovens”, defendeu Fábio Gerlach.

 

Ao final do encontro, ficou definido que o grupo deverá se reunir novamente em breve para avançar nas tratativas. Os representantes da Diretoria Regional de Ensino estudam a possibilidade de realizar ações empreendedoras já no final deste ano, enquanto planejam algo mais abrangente a ser inserido nas unidades escolares de Americana e região para 2022.


Publicado em: 31 de agosto de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro