0800- 7719701


Vereadores fiscalizam obras da Avenida Brasil



Os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT) e Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT) realizaram nesta segunda-feira (15) uma visita técnica de fiscalização às obras de reforma e alargamento do córrego do Parque, em execução por toda a extensão da Avenida Brasil. A visita fez parte dos trabalhos da Comissão Especial de Acompanhamento dos empreendimentos financiados e subsidiados com recursos federais no município de Americana, da qual Kim é presidente e Zoppi é membro. Acompanhou os vereadores o assessor técnico da Câmara, engenheiro Valdir Sacilotto.
Os parlamentares verificaram o andamento das obras em diversos pontos, especialmente nos chamados “piscinões” do Parque Ecológico, da Rua Florindo Cibin e da Praça do Trabalhador. Foram analisadas as medidas das aduelas de cada trecho do sistema de escoamento de água do Córrego do Parque, que serve também como escoamento da água da chuva, desembocando no Ribeirão Quilombo.
De acordo com o presidente da comissão de acompanhamento, a largura das aduelas que passam por baixo das intersecções entre o córrego e as ruas e avenidas varia a cada trecho, diminuindo ao longo da avenida. “Nos dois ‘piscinões’ próximos ao Parque Ecológico, a tubulação tem uma cessão de 18 metros quadrados, ao passo que nas ruas Gonçalves Dias e Luiz Delben a medida é de 12 metros quadrados, o que nos faz crer que deve haver algum mecanismo de retenção dessa água, mas que nós não conseguimos identificar”, explica Kim.
Ainda segundo o vereador, o espaço pode ser insuficiente para suportar o volume de água em dias de grande volume de chuva. “Nesses pontos mais estreitos, que recebem mais e mais água das ruas que desembocam na Avenida Brasil, nós deveríamos ter uma passagem maior ainda, para impedir que haja o transbordamento do córrego e o alagamento das vias e dos imóveis”, acrescenta.
Para o vereador Celso Zoppi, é preciso analisar o projeto técnico para saber se as obras irão acabar com o problema de enchentes na Avenida Brasil. “Verificamos um estrangulamento em certos pontos, e esse afunilamento pode resultar em problemas futuros. Agora, isso nós falamos sem estar com o projeto em mãos, que nos é negado”, analisou.
A vereadora Divina destacou a importância do trabalho de fiscalização do Poder Legislativo. “Uma das funções do Legislativo é fiscalizar as ações do Executivo. E uma obra dessa magnitude, dessa importância para a cidade e dessa complexidade precisa ser acompanhada de perto. Visitar o local da obra é muito importante, e aí observando como as coisas estão sendo feitas possibilita que tenhamos condições de saber se está correndo tudo bem ou, se houver problemas, que seja possível tomar as providências devidas em tempo”, afirmou.
Da mesma forma, o vereador Leal lembrou que somente com a fiscalização será possível apurar a responsabilidade por possíveis falhas na execução das obras. “Nós, como parlamentares e fiscalizadores dos gastos públicos, é nossa função ver se a obra está sendo executada de acordo com o projeto para depois, se houver alguma diferença na execução da obra, os responsáveis possam ser acionados, tanto a empreiteira como o Poder Público”, disse.
Segundo Kim, a comissão irá solicitar cópia do projeto técnico para análise e comparação com o que foi verificado na visita. É preciso que a comissão agora analise junto aos técnicos da prefeitura, com o projeto em mãos, para que as explicações possam ser dadas e medidas sejam tomadas para resolver o problema, elucidando especialmente o método de cálculo da vazão. Uma obra deste porte, consumindo esta quantidade de recursos, precisa ser definitiva e trazer tranquilidade à população”, concluiu.
Comissão
A Comissão Especial de Acompanhamento dos empreendimentos financiados e subsidiados com recursos federais no município de Americana foi formada através do Decreto Legislativo nº 28/2010 e é composta pelos vereadores Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT), presidente da comissão, Capitão Crivelari (PP), Celso Zoppi (PT), Odair Dias (PV), Paulo Chocolate (PSC) e Valdecir Duzzi (PSDB).
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro