0800- 7719701


Vereadores participam de manifestação em defesa do setor têxtil nacional na Alesp



Os vereadores Adelino Leal (PT), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT) e Odair Dias (PV) participaram nesta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, da manifestação “Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego”, em defesa do setor têxtil nacional e contra o processo de desindustrialização.
O movimento, que conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia) e do Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré (Sinditec), reuniu trabalhadores, empresários e entidades representativas do setor, e tem o objetivo de pressionar o governo por medidas que garantam a competitividade da indústria nacional e geração de empregos de qualidade no país.
O vereador Odair Dias, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das ações em defesa dos setores têxtil e de confecções da Câmara Municipal de Americana, lembrou que o setor é a principal fonte geradora de renda para a região. “Apenas em 2011, cerca de 2.100 trabalhadores ficaram desempregados devido às medidas de compensação do setor e do fechamento de indústrias têxteis nas cidades de Americana, Sumaré, Nova Odessa e Santa Bárbara D’Oeste. A movimentação tem como objetivo baixar a carga tributária do produto têxtil nacional e a criação de medidas regulamentadoras de importação, pois o consumo de produtos têxteis tem aumentado e a produção nacional tem caído”, salientou.
“Esta é uma importante ação em favor do setor têxtil, dos nossos trabalhadores e produtos nacionais. Não podemos deixar de acompanhar e apoiar um movimento significativo e de relevância também para Americana”, afirmou Leal.
“Foi uma grande mobilização, que deverá sensibilizar as autoridades sobre a desigualdade dos produtos feitos no Brasil frente aos importados, que não cumprem a tarefa social dos direitos que os trabalhadores conquistaram ao longo dos anos. Em outros países, o trabalho é precário, e por conta disso, o preço do produto importado acaba chegando com desigualdade, prejudicando a indústria nacional, o trabalhador e a sociedade como um todo”, disse Kim.
Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego
É um movimento apartidário, criado em conjunto por algumas das principais entidades representativas brasileiras. O movimento coloca lado a lado empresários e trabalhadores, com o objetivo de mostrar à sociedade os riscos que o processo de desindustrialização vivido pelo país podem trazer para o desenvolvimento do Brasil. Pretende, ainda, pressionar o governo para que adote medidas que garantam a competitividade da indústria nacional, preservando empregos de qualidade no país.
Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro