0800- 7719701


Vereadores pedem informações sobre obras em córregos de Americana



Os vereadores Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT) e Divina Bertalia (PDT) protocolaram na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pedem informações da Administração sobre as obras que estão sendo realizadas nos córregos do Parque (Avenida Brasil), Pylles e São Manoel e do Parque Linear (Ribeirão Quilombo).
Segundo os parlamentares, em reunião realizada com secretários municipais e técnicos responsáveis foi informado que os gastos previstos para as obras deveriam ser revisados, já que a previsão orçamentária da obra não seria suficiente para a conclusão. “Sabemos que no projeto apresentado pela administração anterior, que inclusive está sendo utilizado atualmente, os valores previstos estavam significadamente inferiores ao atual orçamento e mesmo assim serão necessários termos aditivos para conclusão das obras”, afirmam os vereadores no documento.
Kim e Divina relatam que, em consulta efetuada no site do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o valor aplicado nas obras até o momento é de R$ 37.461,54. Contam, ainda, que segundo informação no site da Prefeitura Municipal de Americana, as obras do Córrego do Parque, na Avenida Brasil, estão 57,82% concluídas. “Tendo em vista que ainda não foram realizados 42,18% das obras do Córrego do Parque, analisamos que o valor final da obra ficará praticamente o dobro do previsto pela atual administração”, avaliam.
No documento, os parlamentares questionam qual era a previsão de gasto com as obras do Córrego do Parque no início do projeto, qual o valor investido até o momento, e se será necessária a realização de termos aditivos de contrato para conclusão dessas obras dos Córregos do Parque, Pylles e São Manoel e do Parque Linear. Pedem, ainda, envio de cópia dos termos aditivos de contratos realizados, das medições e liberação de recursos, das planilhas de custos e do processo de concorrência para contratação das obras.
Córrego São Manoel
Em outro requerimento, os vereadores afirmam terem sido procurados por moradores da região do São Vito que se disseram preocupados com as obras em andamento no Córrego São Manoel.
“Os questionamentos são referentes à capacidade de vazão da tubulação que está sob a Avenida Antonio Pinto Duarte, tendo em vista que existe um estrangulamento na vazão. No local não está sendo construído nenhum reservatório (piscinão), mas ao contrário, está havendo impermeabilização do solo para a construção das avenidas marginais ao córrego e restrição da largura do córrego à geometria do canal, que tem vazão superior a da tubulação das três pistas. Desta forma, o risco de enchentes pode ser grande”, afirmam os parlamentares no documento.
Ainda segundo os vereadores, outra preocupação é quanto ao prazo para realização da obra na Avenida da Saúde, no trecho entre Avenida Antonio Pinto Duarte e o Córrego Angélica. “Esta é uma obra indispensável para o correto escoamento das águas do Córrego São Manoel”, lembram.
No requerimento, Kim e Divina questionam se será aumentada a capacidade de vazão da tubulação sob a Avenida Antônio Pinto Duarte até o Corrego Angélica e, em caso afirmativo, qual o prazo para conclusão da obra. Em caso negativo, perguntam quais providências serão tomadas para evitar o alagamento da referida avenida e das ruas no entorno. Solicitam, ainda, que seja enviada cópia do projeto e do cronograma da obra.
Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (15). A suplente Lurdinha Ginetti (PDT) também assinará o documento durante a sessão, em virtude da licença solicitada pelo vereador Kim para participar de reunião ordinária do Conselho Nacional das Cidades, em Brasília.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 14 de setembro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro