0800- 7719701


Vereadores propõem alteração na Lei Orgânica para garantir atendimento de emendas parlamentares no orçamento



Os vereadores Gualter Amado (PRB), Léo da Padaria (PC do B), Maria Giovana (PC do B), Odir Demarchi (PR), Professor Padre Sergio (PT), Vagner Malheiros (PDT) e Welington Rezende (PRP) protocolaram na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município em que propõem alterações ao artigo 123, que trata da Lei Orçamentária Anual.

 

Segundo os autores, o objetivo é adequar a lei orgânica ao disposto pela Emenda Constitucional 86/2015, que determina uma vinculação de receitas para gastos com emendas parlamentares individuais no percentual de até 1,2% da receita corrente líquida prevista no orçamento municipal, sendo que metade desse percentual será destinado a ações e serviços públicos de saúde.

 

De acordo com a propositura, se torna obrigatória a execução orçamentária e financeira, exceto em casos de impedimentos de ordem técnica ou legal. “O principal objetivo do projeto é mudar a prática existente, tornando obrigatória a execução de parte das despesas agregadas ao orçamento pela Câmara Municipal, sob a forma de emendas individuais dos parlamentares, porém, limitadas em 1,2% da receita corrente líquida do município, sendo obrigatório aplicar metade desses recursos em ações e serviços públicos de saúde”, explicam os autores na justificativa.

 

“Com a alteração, será bastante reduzida a parte do orçamento que possuirá caráter impositivo. A lei orçamentária prosseguirá sob controle do Poder Executivo, que continuará com a prerrogativa de contingenciá-lo da maneira que lhe aprouver, observados os limites estabelecidos pelo ordenamento jurídico”, concluem.

 

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão extraordinária.


Publicado em: 03 de abril de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro