0800- 7719701


Vereadores propõem novo valor para subsídio para a próxima legislatura



Os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT), Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT), Osvaldo Nogueira (DEM) e Reinaldo Chiconi (PMDB) protocolaram na quinta-feira (24), na secretaria da Câmara Municipal de Americana, um projeto de resolução em que propõem um novo valor para os subsídios dos parlamentares na próxima legislatura.
O projeto prevê a revogação da Resolução nº 357/2011, promulgada após aprovação de projeto de resolução na sessão ordinária do dia 17 de novembro, que fixou um índice de correção salarial de aproximadamente 60% nos subsídios a serem repassados aos vereadores da 16ª Legislatura (2013-2016), na Câmara Municipal de Americana.
De acordo com a proposta, o valor do subsídio deverá ser reajustado com base nos cálculos do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), projetados nos anos de 2011 e 2012, que equivalem a 12,36%.
“Só votar contra não basta, pois se existe um recurso regimental que pode impossibilitar que esse aumento descabido persevere, seria demagógico nos abster de utilizá-lo” disse. "Desde o dia seguinte à aprovação do aumento, já estávamos providenciando essa nova resolução, revogando a primeira e oferecendo aos vereadores, que serão eleitos em 2012, o mesmo tratamento dispensado a todos os trabalhadores brasileiros, ou seja, o índice inflacionário oficial para a correção dos respectivos subsídios”, revelou Divina.
“Os servidores públicos municipais foram humilhados com a proposta de apenas 0,5% de reajuste salarial, que só foi corrigido com o índice inflacionário após uma briga judicial”, lembra Zoppi. “Não é justo que aqueles que representam o povo tenham um aumento de quase 60%, ao passo que nenhuma categoria profissional obteve tal aumento. Por isso, propomos uma alternativa regimental revogando esta resolução e transformando o aumento apenas em uma reposição das perdas inflacionárias, conforme previsto em lei”, conclui o parlamentar.
“É lamentável que os vereadores da base não tenham seguido o belo exemplo do prefeito municipal que divulgou nas redes sociais, que o seu salário, o do vice-prefeito e dos secretários municipais não serão corrigidos em 2012”, afirmou. “Também é de responsabilidade do Chefe do Executivo, que tem a disposição a maioria dos vereadores, orientá-los evitando que seus aliados sofressem esse desgaste com a população de Americana”, conclui Leal.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Melissa Baptista
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 25 de novembro de 2011

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro