0800- 7719701


Alunos do 4º ano da EMEF Professor Jonas Corrêa de Arruda Filho participam de sessão simulada do “Câmara Jovem”



 

O projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (22) mais uma sessão simulada no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Cerca de oitenta alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Jonas Corrêa de Arruda Filho, da região da Vila Margarida, participaram das atividades.

 

Os estudantes tiveram o primeiro contato com o projeto ainda na escola, onde foram apresentados aos conceitos teóricos dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e aprenderam o funcionamento da Câmara Municipal e o papel do vereador, bem como suas funções e obrigações. Eles foram convidados a observar as necessidades da comunidade onde vivem e a discutir entre si os problemas da cidade, despertando o senso crítico e a cidadania.

 

Após trabalharem em sala de aula com a orientação dos professores, os alunos concluíram a participação no projeto elegendo vereadores mirins e elaborando proposituras (projetos de lei, requerimentos, moções e indicações) para discutirem durante a sessão simulada.

 

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Thomas Cestari Chavari (presidente), Matheus Filipe de Souza (primeira secretária), Melissa Alves (segundo secretário). Foram discutidos três projetos de lei e três requerimentos. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), acompanhou a sessão simulada e parabenizou os estudantes. “A participação de vocês é fundamental. Esse é o primeiro passo para que as crianças possam entender a importância de estar próximos do Poder Legislativo”, disse Brochi. Os vereadores Gualter Amado (Republicanos) e Thiago Martins (PV) participaram da entrega dos certificados.

 

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

-Projeto de lei de autoria das vereadoras Arehany Montenegro Orellana e Eduarda Carrilho Macedo que dispõe sobre a criação e implantação de um hospital infantil público no município de Americana.

-Projeto de lei de autoria da vereadora Emilly Vecchi Garcia que dispõe sobre a identificação dos pontos de ônibus do Transporte Escolar.

- Projeto de lei dos vereadores Melissa Alves e Victor Gabriel Ferreira da Silva que dispõe sobre a inclusão obrigatória de aulas de inglês no currículo escolar da rede municipal de ensino

- Requerimento de autoria dos vereadores Jhostin Jardiel Zenteno Cayo e Monize Stefanie Soares Dias que pede melhoria da qualidade e diversificação da merenda escolar nas escolas municipais.

- Requerimento de autoria dos vereadores Laura Nascimento dos Santos que pede solução para problemas no atendimento na UBS-São Vito aos moradores do Bairro São Vito.

- Requerimento de autoria dos vereadores Emilly Fernandes de Mello dos Santos e Vitor Martins Carneiro que pede reforma e adaptação do parque infantil na EMEF Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho.

 

 


Publicado em: 23 de novembro de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro