0800- 7719701


Alunos do Ensino Médio da EE Profª Clarice Costa Conti participam da sessão simulada do “Câmara Jovem”



 

O projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana realizou nesta quinta-feira (28) mais uma sessão simulada no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Cerca de cinquenta alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Clarice Costa Conti, da região do Antonio Zanaga, participaram das atividades.

 

Ainda na escola, os alunos receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.

 

Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Julia Eduarda Soares (presidente), Nicolas Henrique dos Santos Lima (primeiro secretário) e Kaic Sizanoski (segundo secretária). Foram discutidos um projeto de lei, dois requerimentos e três indicações.

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), acompanhou a sessão simulada e utilizou a palavra para parabenizar os estudantes. “A participação da mulher é fundamental no legislativo e é muito importante que vocês aproveitem essa experiência que vocês estão tendo aqui hoje, e daqui para frente, acompanhe o que acontece no legislativo e ajude na construção da nossa cidade”, disse Brochi.

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.

 

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

—Projeto de lei de autoria das vereadoras Giulya Miqueletti Galera, Thayla Veridiano Depizzol e Rhiana Yara Ramos que autoriza a criação de novas especialidades no UBS – Posto de Saúde 13.

 

- Requerimento de autoria dos vereadores Giulya Miqueletti Galera, Thayla Veridiano Depizzol, Rhiana e Yara Ramos em que pede resposta sobre a falta de médico pediatra 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento “PAI”.

 

- Requerimento de autoria de vereadores Jéssica Costa Neves, Sophia de Paula Peres, Ana Líria Gutierres Mamede e Gabriela Sophia Nogueira Marins que pede informações sobre a construção de uma Usina de Tratamento de lixo na região de Americana.

 

- Indicação dos vereadores Francisco Weder da Silva Oliveira, Nikolas Dos Santos da Silva e Vitor Pompeo Ferreira em que pede a reforma do ginásio de esportes Roberto Polati, localizada no bairro Antonio Zanaga.

 

- Indicação dos vereadores Gustavo Carvalho, Enzo Marques Penna que pede a reforma do Bosque das Nascentos, localixado na rua José Veríssimo localizado no bairro Antônio Zanaga.

 

-Indicação da vereadora Maria Luiza de Camargo em que pede melhorias no trânsito do bairro Antônio Zanaga, no cruzamento das avenidas Afonso Arinos com a Avenida Antônio Conselheiro, com a possibilidade de instalação de um semáforo no local.                              

 

 


Publicado em: 28 de setembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro