0800- 7719701


Aniversário de fundação de Americana é comemorado em sessão solene na Câmara



A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (27), aniversário de fundação da cidade, sessão solene em comemoração aos 144 anos de Americana. A data marcou também pela abertura da exposição “Americana – Terra da Minha Raiz”.

 

Participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Luiz da Rodaben, o prefeito de Americana Omar Najar, o vice-prefeito de Americana Roger Willians da Fonseca, os vereadores Professor Ângelo Girardi (MDB), Gualter Amado (Republicanos), Professor Padre Sergio (PT), Rafael Macris (PSDB), Thiago Brochi (PSDB), Thiago Martins (PV) e Welington Rezende (PRP), além de autoridades e demais convidados.

 

A solenidade contou com a execução do hino de Americana pelo quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Americana e uma homenagem a Ivanfly Bueno Quirino, autor do hino, que em 2019 completa 25 anos de oficialização. O representante do grupo Historiadores Independentes de Carioba, Jefferson Bocardi, usou a palavra para resgatar registros do início do povoamento da região que hoje é Americana e foi exibido ainda um trecho do documentário “27 de Agosto”, produzido pela TV Câmara.

 

Durante o uso da palavra, o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Luiz da Rodaben, enalteceu a importância do povo americanense para a construção de uma cidade com qualidade de vida. “Americana sempre abriu suas portas para receber as pessoas e é o povo de Americana que faz esta cidade ser tão especial. Um povo que trabalha, que não fica de braços cruzados. Esta é a grande diferença de Americana e que nos dá orgulho de estar aqui presente nesta data. Parabéns a todos os americanenses”, discursou.

 

“É preciso preservamos a memória da nossa cidade e aproveitarmos essa data para que a população de Americana veja de onde foi que saímos para refletir sobre aonde queremos chegar. Graças ao empenho de todos, tenho certeza de que Americana continuará sendo uma grande cidade para se viver”, disse o prefeito de Americana Omar Najar.

 

Exposição “Americana – Terra da Minha Raiz”

 

A exposição busca resgatar em registros fotográficos, documentos e objetos antigos a história do município, desde a Fazenda Salto Grande, passando pela inauguração da estação ferroviária – marco oficial de fundação, em 27 de agosto de 1875 – e chegando a registros de Carioba e do desenvolvimento da cidade.

 

A mostra conta com fotografias, documentos e objetos dos acervos da Câmara Municipal de Americana e da prefeitura de Americana. Dentre os destaques, estão peças do Museu Histórico e Pedagógico Dr. João da Silva Carrão, retratando o passado da estação ferroviária, cuja inauguração em 27 de agosto de 1875 marca a fundação de Americana. Livros de registros históricos da cidade, jornais antigos e a primeira bandeira do município também estão expostos. Trechos do hino de Americana, que em 2019  completa 25 anos de sua instituição, marcam os painéis e ajudam a navegar pela história da nossa cidade.

 

A exposição fica aberta no saguão da Câmara Municipal de Americana até o dia 27 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.


Publicado em: 28 de agosto de 2019

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro