0800- 7719701


Câmara entrega homenagens em sessão solene nesta quarta (23)



 

A Câmara Municipal de Americana realiza na quarta-feira (23) sessão solene para a entrega de título de cidadão americanense e medalha Herbert de Souza – Betinho a Geraldo Balbino, título de cidadã americanense e medalha Herbert de Souza – Betinho a Rosa Figueroba e medalha Herbert de Souza – Betinho a Charley Petter Cornachione.

 

A solenidade acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 8 da NET, pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube). Atendendo às regras de reabertura e de realização de eventos previstas no Plano São Paulo, o plenário terá capacidade reduzida, cumprindo-se as regras de distanciamento entre os presentes e uso obrigatório de máscaras, e a solenidade será aberta somente para homenageados, convidados, vereadores e autoridades.

 

A medalha Herbert de Souza – Betinho é entregue a pessoas, grupos e entidades que tenham se destacado na área de ação social e mobilização popular. Já os títulos de cidadão americanense são entregues a pessoas que nasceram em outros municípios e que possuem histórico de vida exemplar, no qual conste a prestação de serviços relevantes ao município de cunho social, científico, artístico, cultural, político, esportivo ou filantrópico.

 

Biografias

 

Geraldo Balbino

 

Nasceu em 05 de dezembro de 1952 na cidade de Bento de Abreu, interior de São Paulo. Casado com Maria dos Santos Balbino, pai de Geraldo Balbino Júnior. Começou a ajudar seus pais na lavoura de café logo aos sete anos. Mudou-se para Americana com a família em 1975, em busca de melhores condições de vida.

 

Chegando na cidade, começou a trabalhar como pedreiro e logo tornou-se encarregado de obra. Em 1990 foi aprovado no concurso público para o cargo de pedreiro na Prefeitura Municipal de Americana, ingressando no Departamento de Promoção Social e Habitação.

 

Na década de 90, trabalhou nos mutirões de construção no Jardim Brasil, Jardim da Paz e Vila Bela. Atuou no processo de urbanização da antiga favela da Mathiensen, atual Jardim dos Lírios. Participou da implantação do loteamento Jardim dos Lírios e da construção de casas no Parque da Liberdade. Já nos anos 2000, participou ativamente da construção dos bairros Jardim da Mata e Jardim Novo Horizonte, mobilizando as pessoas e organizando os mutuários.

 

Rosa Figueroba

 

Nasceu em Sorocaba em 07 de maio de 1961, formado se como Arquiteta Urbanista e pós-graduada pela Universidade da Catalunha, em Barcelona na Espanha. Mudou-se para Americana em 1992 para morar com o irmão Sidney.

 

Em 1994 prestou concurso para ocupar o cargo de Arquiteta na Prefeitura Municipal de Americana, ingressando no Departamento de Promoção Social e Habitação em abril de 1996. Atuou na urbanização da antiga favela da Mathiensen, atual Jardim dos Lírios, que possuía mais de 1000 barracos.

 

Por meio do Programa Pró Moradia, participou do processo de construção de embriões no Jardim dos Lírios e Parque da Liberdade. Além do projeto arquitetônico, era responsável por coordenar toda a equipe. A partir do ano 2000 iniciou-se uma nova etapa, com o primeiro mutirão de sobrados realizado pela Secretaria, construindo sobrados no Jardim dos Lírios e no Vila Bela.

 

Representou Americana em 2003 na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura, com os projetos de interesse social. Sua experiência a levou a trabalhar como Secretária de Planejamento e de Meio Ambiente nos anos de 2003 a 2007. De volta à Secretaria de Habitação, colaborou na elaboração do Plano Municipal de Habitação em 2008. Atuando setor de Regularização Fundiária, regularizou 16 loteamentos de Interesse Social através do Programa Estadual Cidade Legal, contemplando mais de 1.700 famílias.

 

Charley Petter Cornachione

 

Nasceu em 24 de maio de 1982 em Americana. Filho de Zelinda e Antonio Mauro. Casado com Iara, pai de Sofia e Sara. Viveu sua infância e juventude em Santa Bárbara d’Oeste, fixando residência em Americana em 2007.

 

Formado em jornalismo pela Unimep, trabalhou como técnico de som na Rádio Azul Celeste, foi assessor de comunicação da Associação Barco Escola da Natureza e atuou como voluntário na ONG Hospitalhaços, sendoum dos fundadores da Associação Anjos da Alegria.  Após a conclusão da faculdade, aceitou o convite do vereador Kim para fazer parte de sua assessoria. Dando sequência aos estudos, formou-se em Publicidade e Propaganda em 2011.

 

Em fevereiro de 2015, assumiu a função de subsecretário e em abril de 2016 assumiu como Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Nesses últimos cinco anos como secretário, ao lado de toda a equipe de servidores e colegas, Charley executou muitos projetos e ações em benefício dos moradores de Americana, como a conclusão e entrega de mais de 1.340 moradia populares; 838 habitações em construção; aprovação de recursos dos governos Federal e Estadual para a construção de mais 601 moradias populares; entrega de 753 escrituras gratuitamente, através dos programas Cidade Legal e Escritura de Graça; regularização de 1.126 imóveis em diferentes bairros de Americana; modernização do sistema de inscrição on-line para as famílias se cadastrarem nos  projetos de habitação de interesse social; trabalhou junto com o Prefeito Omar Najar para a recuperação de mais de 9 milhões de reais aos cofres públicos – os recursos foram investidos na conclusão de convênios habitacionais, compra de máquinas e equipamentos, veículos próprios e na reforma de prédios públicos que hoje sediam secretarias e que antes pagavam aluguel.

 

Charley atuou também na recomposição dos recursos no Fundo Municipal de Habitação, com os valores sendo investidos no pagamento de Aluguel Social para famílias que se encontram em situação de risco e violação dos direitos e no custeio para lavratura e registro das escrituras dos imóveis que pertençam aos bairros de interesse social.

 


Publicado em: 22 de setembro de 2020

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro