0800- 7719701


Câmara entrega medalhas de mérito Ayrton Senna em sessão solene na segunda (27)



 

A Câmara Municipal de Americana realiza na segunda-feira (27) sessão solene para a entrega de medalhas de mérito Ayrton Senna a Izabele de Oliveira, José Henrique de Carvalho, José Valter Felizardo e Leonardo José da Silva.

 

A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 8 da Claro TV (RPTV), pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).

 

A medalha Ayrton Senna é entregue a pessoas, equipes, clubes e empresas que tenham se destacado desenvolvimento do esporte americanense. A concessão das homenagens atende a decretos legislativos dos vereadores Juninho Dias (Izabele de Oliveira), Léo da Padaria (José Henrique de Carvalho), Thiago Brochi (Leonardo José da Silva) e Thiago Martins (José Valter Felizardo).

 

Biografias

 

Izabele de Oliveira

 

Nasceu em Americana em 30 de setembro de 1995. Cresceu no bairro São Luiz e iniciou no esporte através do basquete, no projeto “segundo tempo”, com 7 anos de idade. Foi atleta da Unimed/americana por 11 anos. Em busca de atuar profissionalmente na modalidade, enfrentou dúvidas se continuaria atuando no basquete.

 

Em 2017, foi convidada a participar de um curso de arbitragem na Associação de Árbitros de Piracicaba e Região. Ficou encantada com a parte teórica e prática do curso, e quando teve o seu primeiro contato com o campo de futebol teve a certeza de qual carreira gostaria de seguir.

 

Realizou a inscrição para a turma da Federação Flávio Iazetti e em 2018 deu inicio em sua atuação, compondo equipes de arbitragem nas categorias de base da Federação e nos Campeonatos Amadores da cidade de Piracicaba e Região.

 

Em 2021 surgiram grandes oportunidades. Estreou sua primeira pré-temporada no profissional, compondo o time de arbitragem na final pela Federação Paulista de Futebol - Ladies Cup.

Iniciou o ano de 2022 compondo a arbitragem que apitou a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Atuou ainda na Final do campeonato feminino brasileiro, como 5º árbitra, e também na final do paulistão feminino 2022.

 

Izabele se dedica à carreira da arbitragem desde 2017, quando teve seu primeiro contato com os gramados. Desde então a paixão pelo esporte e a vontade de traçar novas metas em sua trajetória a impulsionam a seguir em frente, sendo uma das poucas mulheres compondo equipes de arbitragem na região e fazendo história com sua dedicação ao esporte, carregando em cada partida arbitrada o nome da cidade de Americana.

 

José Henrique de Carvalho

 

José Henrique de Carvalho tem 48 anos, é casado com Patricia Fabiane Lourenço de Carvalho e pai de dois meninos: Rodrigo e Vinícius. Natural de Piracicaba, mas pode-se dizer - e ele mesmo assim afirma - que se sente americanense.

 

Ainda como adolescente, foi atleta de vôlei de praia, basquete e futebol. Fez parte das categorias de base do Rio Branco Esporte Clube, sob o comando do técnico Zé Pulga, até a etapa de juvenil. Defendeu a cidade de Americana em competições no final da década de 80.

 

Aos 17 anos se viu diante da necessidade de decidir entre persistir na carreira como atleta ou direcionar os esforços para a formação profissional. E foi a segunda opção a escolhida, formando-se em Análise de Sistemas.

 

Mas Zé Henrique não conseguiu ficar por muito tempo afastado do esporte. Convidado para fazer o curso de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, formou-se na turma de 1999/2000, aos 25 anis.

 

Sua ascensão na carreira vinha sendo rápida até que em 2003 afastou-se dos gramados, por ocasião do falecimento de seu pai. Seu retorno se deu apenas no ano seguinte e exigiu todo um processo de retomada partindo da última divisão do futebol paulista.

 

Seu desempenho chamou a atenção e foi escalado para a Copa São Paulo de Juniores de 2005. No mesmo ano, voltou à elite do futebol paulista.

 

A partir daquele momento, José Henrique passou a ascender na escala de arbitragem da Federação Paulista. Em 2006, foi eleito Melhor Árbitro e em 2007 apitou o jogo decisivo da final do Paulistão entre Santos e São Caetano, no Morumbi.

 

Apitou vários clássicos paulistas e diversas partidas importantes do campeonato brasileiro.

 

A carreira poderia ter sido mais extensa, mas uma lesão no tendão de Aquiles obrigou José Henrique a deixar os gramados. Foram três cirurgias para tentar permanecer apitando em alto nível, mas as dores persistiram e impediram que continuasse.

 

Foi presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Atualmente é supervisor do VAR, analista de desempenho e Secretário Adjunto de Esportes de Nova Odessa.

 

José Valter Felizardo

 

Natural de Paraguaçu-MG,  José Valter Felizardo nasceu em 19/02/1966, vindo de uma família muito humilde. Veio para Americana aos 15 anos na busca de uma vida melhor mas, sem sucesso, voltou para Minas Gerais, onde se formou como Técnico em Agropecuária e atuou como Monitor, orientando mais de 100 crianças.

 

De volta a Americana, trabalhou em várias atividades até que em 1998 iniciou no ramo esportivo, atuando em escolinha de Futsal. Buscou formação e especialização e em 2008 se tornou auxiliar técnico no Colorado Esporte Clube, onde permanece até os tempos de hoje.

 

José Valter já integrou programas como o “Crescendo no Esporte”, da empresa Suzano, e os projetos municipais “Segundo Tempo” e “Criança Total”. Hoje é parte da Secretaria de Esportes.

 

Além disso, desde 1996 pratica atividades sociais voluntárias relacionadas ao esporte. Ministrar aulas de futsal infantil em seu tempo livre na quadra do bairro americanense da Vila Bertini é um dos seus projetos de maior prestígio em nossa cidade.

 

Leonardo Jose da Silva

 

Nasceu em 11 de maio de 1979. Casado, é pai de dois meninos e uma menina. Praticou Judô na adolescência por um tempo, mas por falta de incentivo desistiu.

 

Retornou ao judô em 2014. Na época, seu filho mais velho, Guilherme, com 5 anos de idade, recebeu a recomendação médica de praticar o judô. Estimulado pelo filho, Leonardo voltou aos tatames na cidade de Mogi Guaçu, onde trabalhava na época.

 

Em 2018 seu filho já participava de competições e precisava de um local para treino. Leonardo conheceu então a Associação Moura de Judô, coordenada pelo Sensei Moura, dentro da escola Jonas. Sensei Moura, observando que Leonardo era faixa marrom, o convidou para dar aula para crianças de 4 a 12 anos.

 

Em 2019, Leonardo graduou faixa preta e no ano seguinte iniciou um novo núcleo da Associação Moura, no salão da igreja do bairro Pq das Nações. Atualmente, atende cerca de 30 crianças de 5 a 12 anos, além de adultos, sempre acompanhado da esposa e filhos, também judocas.

 


Publicado em: 24 de fevereiro de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro