0800- 7719701


Câmara entrega medalhas de mérito Ayrton Senna em sessão solene nesta quarta (28)



 

A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (28) sessão solene para a entrega de oito medalhas de mérito Ayrton Senna a oito atletas que se destacaram no desempenho de suas modalidades esportivas em Americana. A solenidade é aberta ao público e acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30. A TV Câmara transmite ao vivo no canal 8 da Claro (RPTV), pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).

 

As homenagens foram motivadas por projetos de decreto legislativo de autoria do presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido) e do vereador Marschelo Meche (PL). A medalha Ayrton Senna é entregue a pessoas, equipes, clubes e empresas que tenham se destacado desenvolvimento do esporte americanense. Serão homenageados os atletas Anna Dian Guilherme (natação), Bruno César Corrêa (futebol), Daniele Roberta Pereira da Costa (vôlei), Jonathan Gonçalves Teodoro (karatê), Lucas Dé dos Santos (natação), Manuela Ballan Sega (natação), Rafael Rocha (natação) e Thays Lira dos Santos (natação).

 

Biografias

 

Anna Dian Guilherme iniciou as aulas de natação aos seis meses de idade e nunca mais parou. Aos nove anos de idade, foi aprovada na seletiva da equipe Natação Americana e desde então vem se destacando nos campeonatos de base, tendo como principais conquistas Campeã paulista de inverno com troféu de eficiência e índice técnico; Campeã brasileira de inverno dos 200 metros livre; Campeã paulista de verão com troféu de índice técnico; e Vice-campeã brasileira nos 400, 800, e 1500 metros livre, Ficando em primeira do ranking brasileiro em piscina curta e entre as dez em piscina longa.

 

Bruno César Corrêa nasceu e cresceu em Americana, iniciando sua carreira no futebol em 2003 no Rio Branco. Foi negociado com o Corinthians, onde disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior e foi alçado ao profissional. Em sua trajetória, passou por clubes do Japão, Coreia do Sul, Costa Rica e pelo Botafogo do Rio de Janeiro, encerrando sua carreira em 2021.

 

Daniele Roberta Pereira da Costa

Atleta de voleibol defendendo a cidade dos 10 aos 21 anos, fez parte da comissão técnica de voleibol das categorias de base de Americana de 2009 a 2012, na região do Zanaga e São Vito. Formada em educação física pela FAM e pós-graduada em treinamento esportivo e nutrição. Atualmente trabalha com mulheres acima de 30 anos com objetivo de fomentar o esporte na cidade. Atua ainda com uma equipe que representa a cidade em competições, sendo no total 80 mulheres inscritas.

 

Jonathan Gonçalves Teodoro iniciou nos treinos de karatê aos 14 anos. Alcançou a faixa preta em 2005 e representou Americana em diversas competições, como Jogos Regionais e Jogos Abertos, defendendo também a seleção paulista de karatê interestilos. Graduado em Educação Física, seguiu carreira como técnico das equipes de Americana e Santa Bárbara d’Oeste e em 2009 passou a atuar como professor. Após uma vitoriosa carreira, abriu em 2021 seu centro de treinamento próprio, o SONKEI DOJO KARATE.

 

Lucas Dé Dos Santos começou a nadar muito cedo e já nos primeiros anos de treinamento se destacou e aos seis anos seguiu os passos da irmã Thays, treinando no Centro Cívico sob a orientação do técnico Fábio Cremonez. Na categoria infantil, destacou-se como campeão brasileiro em nove provas em junho e oito provas em novembro, estabelecendo vários recordes nacionais e conquistando o troféu de eficiência, o índice técnico e o prêmio best Swimming como melhor nadador brasileiro de categoria. Representou o Brasil nos Jogos Escolares em Santiago, no Chile, onde foi ouro em todas as provas que disputou.

 

Manuela Ballan Sega começou a natação na escola R2 e aos seis anos de idade já iniciou seus treinamentos no Natação Americana, onde rapidamente se destacou. Recordista brasileira e sul-americana dos 100m peito, também bateu o recorde sul-americano na prova de 50m peito. Em 2023 conseguiu uma vaga para o Mundial Junior em Israel, quando fez o tempo de 1min10s nos 100m peito. Atualmente está recebendo convites para treinar nos Estados Unidos.


Rafael Rocha é campeão e recordista em várias modalidades da natação. Nadou de 2014 a 2022 no Esporte Clube Barbarense e desde 2023 treina no Natação Americana. Recordista no Sul-Americano 50m borboleta, é Vice-campeão Sul-Americano 50m livre; Campeão Brasileiro de Inverno nas provas 50m livre e 100m borboleta; Campeão Paulista de Verão nas provas: 50m, 100m e 200m livre e 100m e 200m Borboleta.

 

Thays Lira dos Santos iniciou os treinamentos de natação no Centro Cívico aos sete anos e já em seu primeiro ano destacou-se no campeonato do sudeste, classificando-se entre as dez melhoras nadadoras. Treinando sob a orientação do técnico Fábio Cremonez, no período petiz conquistou medalhas de ouro nos campeonatos paulista e do Sudeste. Em dezembro de 2023 foi campeã brasileira juvenil nos 200 metros borboleta.

 


Publicado em: 27 de fevereiro de 2024

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro