0800- 7719701


Câmara inicia transmissão de sessões ordinárias com intérprete de Libras nesta quinta-feira



A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quinta-feira (26) a primeira sessão ordinária com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A transmissão da TV Câmara contará com intérpretes que possibilitarão às pessoas com deficiência auditiva acompanharem as discussões e votações dos projetos e demais trabalhos dos vereadores, em mais uma iniciativa de acessibilidade do legislativo municipal.

 

A transmissão com intérprete de Libras estará disponível também nas redes sociais (site oficial, Facebook e Youtube) e acontecerá não apenas nas sessões ordinárias, mas também em sessões solenes e audiências públicas. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Luiz da Rodaben (PP), o objetivo é ampliar a acessibilidade da população na busca pelos serviços públicos, atendendo à legislação federal.

 

“Iniciamos estudos no sentido de oferecer a tradução em Libras já nos primeiros meses do ano. Com a transmissão em Libras, poderemos levar as informações da Câmara Municipal de Americana para ainda mais pessoas e garantir o acesso à informação, que é um dever do poder público”, avaliou Rodaben, que também é autor da lei municipal nº 6.318/2019, que dispõe sobre o atendimento em Libras nos órgãos da administração pública direta e indireta de Americana.

 

Capacitação de servidores públicos

 

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, serão entregues os certificados aos servidores da Câmara que concluíram o curso de capacitação em Libras no início do segundo semestre. Vinte funcionários de diversos setores realizaram um treinamento com 24 horas-aula e receberam noções básicas da linguagem, possibilitando a comunicação e orientação da população que precise de atendimento acessível nas dependências do legislativo.

 

A capacitação atendeu à resolução nº 421/2019, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o atendimento em Libras na Câmara Municipal de Americana. “A principal dificuldade enfrentada pelas pessoas com deficiência auditiva no acesso ao poder público diz respeito à comunicação com os servidores e funcionários responsáveis pela prestação dos serviços. Não resta dúvidas da necessidade de se dar atendimento diferenciado e prioritário às pessoas surdas ou com deficiência auditiva”, concluiu Rodaben.


Publicado em: 23 de setembro de 2019

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro