0800- 7719701


Câmara realiza primeira reunião do Fórum Permanente da Saúde



 

 

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (28) a primeira reunião do Fórum Permanente da Saúde, instituído pelo Decreto Legislativo nº 960/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). O encontro reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade para debater temas e buscar soluções conjuntas nas esferas pública e privada para a saúde pública do município.

 

Participaram da reunião os vereadores Silvio Dourado e Lucas Leoncine (PSDB), o secretário municipal de Saúde, Dr. Danilo Carvalho, o presidente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Douglas Ferreira, a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Americana, Conceição Pagionato, o representante da Associação Paulista de Medicina, Renato Monteiro, o superintendente do Hospital Unimed Americana, Gustavo Quintero, a diretora da Unimed, Elisângela Tribulatto, e a coordenadora de Biomedicina e Estética da FAM (Faculdade de Americana), Patrícia Simioni.

 

O Fórum tem como objetivo reunir informações, promover debates e realizar estudos a respeito da situação da saúde em Americana e elaborar, discutir e propor iniciativas legislativas ao setor, identificando problemas e traçando sugestões de planos de ação ao Poder Executivo.

 

Durante o encontro, Dourado explicou que a ideia é realizar encontros periódicos, a cada três meses, para levantar as necessidades em comum dos diversos segmentos envolvidos. “Grandes são as demandas da saúde, então pretendemos conversar sobre as realidades de cada setor e unir as competências”, destacou o parlamentar.

 

Temas

 

Dois temas principais foram discutidos na reunião inicial: a importância de a população tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e a demanda reprimida em especialidades médicas, como a oncologia. Ambos os assuntos devem pautar a próxima reunião do Fórum.

 

“Muita gente que teve uma febre ou outras reações ao tomar a primeira dose da vacina não está voltando para receber a complementar do ciclo de imunização”, explicou a diretora do Hospital Unimed, Elisângela Tribulatto. O secretário municipal de Saúde se comprometeu a levantar dados sobre a quantidade de pessoas que não receberam a dose complementar, separando por localidade e faixa etária. “Com essas informações vamos definir a tomada de decisão”, explicou Dr. Danilo Carvalho.

 

A gestão da saúde no período pós-pandemia, que se aproxima com a vacinação em massa e a redução dos casos de internação e mortes por Covid-19, foi outra questão considerada preocupante pelos participantes da reunião, especialmente com relação a exames, consultas e tratamentos e ao diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer. “A oncologia é a maior preocupação com a demanda reprimida na pandemia”, detalhou o superintendente do Hospital Unimed, Gustavo Quinteiro.

 

O vereador Silvio Dourado avaliou como positiva a reunião inicial do grupo de trabalho. “Tenho certeza que unidos vamos avançar na questão da Saúde em Americana. Com os parâmetros de todo o cenário, as ações serão direcionadas”, concluiu o parlamentar.

 

Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: http://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumPermanentedaSaude.

 

 VEJA COMO FOI:

 

 

 


Publicado em: 29 de julho de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro