0800- 7719701


Em resposta a requerimento de Meche, prefeitura informa que oferece teste do pezinho completo em Americana



 

O vereador Marschelo Meche (PSL) recebeu ofício da prefeitura de Americana em resposta a um requerimento de sua autoria (880/2021) que pedia informações sobre teste de triagem neonatal na rede municipal de saúde.

 

No requerimento, Meche questionou se a prefeitura de Americana oferece o teste do pezinho completo para os pacientes da rede municipal de saúde, se faz parceria com laboratório privado para os testes de pezinho e se, nos casos de alteração no teste, oferece assistência médica imediata em suas dependências para o recém-nascido.

 

Em ofício encaminhado à Câmara Municipal de Americana, a diretora superintendente da Fusame (Fundação de Saúde do Município de Americana), Lilian Frando de Godoi, respondeu que o teste do pezinho completo é oferecido na cidade e que não há convênio com laboratórios privados. A respeito do encaminhamento de recém-nascidos, a diretora afirma que em casos de alterações o tratamento é realizado na referência, no CIPOI (Centro Integrado de Pesquisas Oncohematologicas na Infância), que não está nas dependências da rede municipal.

 

Ainda no documento, o vereador pediu para que fosse realizado estudo técnico para oferta do teste do pezinho mais completo na rede municipal de saúde. Meche explica que o teste do pezinho é fundamental para garantir maior qualidade aos cidadãos. “Uma série de doenças podem ser detectadas e ter o tratamento iniciado desde cedo, e é justamente essa luta por uma saúde pública preventiva e humanizada que buscamos. Por isso é fundamental acompanharmos e fiscalizarmos os trabalhos das autoridades municipais de saúde. A resposta da FUSAME vem ao encontro dessas expectativas. Seguirei acompanhando”, comentou.

 

*Com informações da assessoria do parlamentar

 


Publicado em: 14 de dezembro de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro