0800- 7719701


Em resposta a requerimento de Meche, prefeitura informa que roubo de veículos caiu 33% em Americana.



O vereador Marschelo Meche (PSL) recebeu ofício da prefeitura de Americana em resposta a um requerimento de sua autoria (827/2021) que pedia informações e providências sobre monitoramento dos espaços públicos e ocorrências que afetam a segurança pública.

 

No requerimento, Meche questionou se a prefeitura faz acompanhamento periódico das taxas de criminalidade da cidade, requisitou dados sobre as taxas de homicídio, roubos, furtos, latrocínio e estupro, referentes ao primeiro semestre de 2021, e se há redução ou aumento em relação ao período do primeiro semestre de 2020. 

 

Em resposta, a prefeitura, através da GAMA (Guarda Municipal de Americana), divulgou os seguintes números: 5 homicídios dolosos, com redução de 16,6%; 26 casos de roubos de veículos, com redução de 33,3%; 152 casos de outros roubos, com redução de 34,48%; 753 casos de furto, redução de 1,18%; 393 casos de furto de veículos, com redução de 13,81% em comparação ao primeiro semestre de 2020; nenhum caso de latrocínio, 7 casos de estupro e 10 casos de estupro de vulnerável, uma redução de 44,4%. Houve aumento apenas para as taxas de homicídio culposo por acidente de trânsito.     

 

O vereador também perguntou em quais regiões da cidade aumentou ou há maior ocorrência de roubos e furtos e quais ações a prefeitura tem executado nessas localidades, mas as informações não estão disponibilizadas pelo poder público municipal. Ainda no requerimento, Meche pediu ações para ampliação do monitoramento de espaços públicos nas regiões onde vem ocorrendo aumento das taxas de criminalidade.

 

De acordo com o parlamentar, embora a segurança pública seja de responsabildiade constitucional do governo estadual, os vereadores precisam acompanhar as ações do poder público na cidade.

 

"Sabemos que a garantia da segurança se dá pelo governo estadual, mas nossa cidade optou por reforçar essas políticas através da Guarda Municipal, então é muito importante que façamos o acompanhamento periódico das taxas e reivindicar que haja direcionamento de ações nas localidades onde ocorrem mais crimes”.

 

 

*Com informações da assessoria do parlamentar


Publicado em: 17 de dezembro de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro