0800- 7719701


Meche pede providências para ampliação da equipe de saúde mental e campanha de conscientização



O vereador Marschelo Meche (PSL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações e providências do Poder Executivo sobre políticas para saúde mental e execução da Lei Municipal nº 6.201/2018, que instituiu no calendário oficial do município o "Janeiro Branco", mês dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.

 

No documento, o parlamentar relata que moradores da cidade entraram em contato com o gabinete questionando quais ações o poder público municipal desenvolveria em janeiro. A lei instituiu o “Janeiro Branco” como mês dedicado a campanhas e ações educativas para a difusão e prevenção da saúde mental. Meche explica que a demanda por respostas sobre atendimento na área está crescendo.

 

“Muitos moradores encaminham mensagens sobre a disponibilidade de medicamentos e de consultas para tratamentos na área de saúde mental. Recentemente fiscalizamos a falta de remédios para esquizofrenia. Infelizmente, o poder público acaba negligenciando e não fazendo investimentos necessários. Temos que cobrar melhorias”, destaca o autor

 

De acordo com a lei, o símbolo da campanha é um laço branco, permitindo que órgãos públicos e particulares participem da divulgação com a utilização de iluminação e decorações em suas sedes, logradouros públicos e monumentos na cor branca. Entre as atividades previstas estão ações educativas como palestras, seminários e cursos em parceria com associações sem fins lucrativos, escolas e faculdades.

 

No requerimento, Meche pede informações sobre a execução de ações pertinentes ao “Janeiro Branco” em 2022; se há previsão de execução de ações de conscientização sobre saúde mental ao longo do ano; a quantidade de psicólogos e psiquiatras atendendo  nas unidades de saúde, e a previsão de contratação de médicos e demais profissionais voltados à saúde mental na cidade.

 

No documento, o parlamentar ainda requer providências para execução da campanha de conscientização sobre saúde mental e ampliação de equipes de saúde para a área. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na primeira sessão ordinária de 2022, que acontece em 20 de janeiro.

 

*Com informações da assessoria do parlamentar


Publicado em: 12 de janeiro de 2022

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro