0800- 7719701


Títulos de cidadão emérito e americanense são entregues pela Câmara em sessão solene



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na segunda-feira (26) sessão solene para a entrega de títulos de cidadão americanense ao senhor Antonio Luiz Santichio e de cidadão emérito ao senhor Dr. Ricardo Silveira, por relevantes serviços prestados ao município. As homenagens foram motivadas por projetos de decreto legislativo de autoria das vereadoras Nathália Camargo (Avante) e Leonora Périco (PDT), respectivamente.

 

Participaram da solenidade as vereadoras autoras das homenagens, o vereador Lucas Leoncine (PSDB) e o vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi, além de convidados, amigos e familiares dos homenageados. Os títulos de cidadão emérito são entregues a pessoas nascidas em Americana e que tenham desenvolvido atividades de cunho social, científico, artístico, cultural, político, esportivo ou filantrópico no município. Já os títulos de cidadão americanense são entregues a pessoas que atendam aos mesmos critérios, mas que não tenham nascido no município.

 

Durante o uso da palavra, as parlamentares enalteceram o histórico de vida dos agraciados. “É com profunda admiração que prestamos essas homenagens hoje. O Dr. Ricardo é um renomado médico cardiologista com um trabalho incansável e o compromisso inabalável com o bem-estar de todos os cidadãos. Parabéns por sua trajetória inspiradora, essa honra é uma forma de demonstrarmos nosso apreço pelo senhor”, disse Leonora.

 

“O Antônio é uma pessoa visionária e empreendedora, que deixa um legado e uma marca na história de Americana. Hoje emprega mais de sete mil pessoas em diversas cidades do estado e tem ao seu lado uma família que o ama muito, que está aqui presente. Merecedor do título de cidadão por todas as boas memórias que deixa em nossa cidade, uma história de inspiração”, discursou Nathália.

 

“Ser médico é um dom que Deus concede e o que a gente ouve a respeito do doutor Ricardo é do seu trabalho com muito carinho pela nossa comunidade, muito merecedor do título de cidadão emérito. O senhor Antônio é um empreendedor e proporcionou a realização de sonhos de muitos americanenses, muitos cresceram junto com os supermercados Pague Menos. São títulos muito merecidos”, falou Leoncine.

 

Os novos cidadãos emérito e americanense utilizaram a palavra para agradecer a honraria. “Agradeço a Deus e a toda minha família, fico muito feliz com a presença do vice-prefeito e com a homenagem concedida pela vereadora Nathália Camargo. É com muito orgulho que a história que construí junto com minha família e com os mais de sete mil colaboradores fique hoje registrada na Câmara de Americana”, agradeceu Antonio Santichio.

 

“Tudo exige uma rede de pessoas, tudo o que nós fazemos temos que agradecer a todos que estão a nossa volta, então estendo essa minha homenagem a todos. Agradeço primeiramente aos meus antepassados, de outros países, e que passaram tanta dificuldade. Também homenageio meus pacientes, já que sem eles eu não teria chegado até aqui. Dedico este momento aos meus amigos, por quem tenho muita gratidão, aos meus pais, que me permitiram realizar meus sonhos, e à minha família, que são tudo pra mim”, emocionou-se Dr. Ricardo Silveira.     

 

Biografias

 

Antonio Luiz Santichio nasceu em Valentim Gentil, interior de São Paulo e passou sua infância em Santa Rita d’Oeste. Filho de Luiz e Aparecida, e irmão de João, Maria, Laerte e Elenir. É casado com Maria Aparecida e pai de Luiz Alexandre, Janaina e Maria Andrea.

 

Empreendedor e visionário, desde criança queria muito ter uma vendinha. Enquanto outras crianças sonhavam em ser astronauta ou jogador de futebol, Antonio só queria se tornar o dono de uma pequena venda.

 

Aos 12 anos, já externava esse desejo e quando seu pai vendeu o sítio da família e mudou-se para Americana, compraram a primeira vendinha. Com um projeto junto aos seus irmãos João e Laerte, abriram um pequeno mercado de bairro, localizado no Jardim São Paulo. A vocação para os negócios logo contribuiu para a expansão da empresa. A cada ano um novo projeto era realizado, concretizando o sonho da família.

 

A realidade se tornou muito maior que o sonho graças à crença que Antonio tinha na sua capacidade. Atualmente são 36 lojas em funcionamento em 20 municípios, além do Centro de Distribuição, Centro Administrativo e Frigorífico em Santa Bárbara d’Oeste e Auto Posto localizado em Nova Odessa.

 

Em abril de 2023, lançou o livro “O sonho que plantei na roça”, de sua autoria e com prefácio assinado por Ana Maria Braga. No enredo, Antonio conta sua história de sucesso, desde o início do sonho até os dias atuais. Todos funcionários da Rede de Supermercados Pague Menos foram presenteados com um exemplar. Admirado pelos seus familiares e mais de sete mil colaboradores, Antonio Santichio é inspiração a ser seguida por qualquer homem de negócios.

 

Dr. Ricardo Silveira nasceu em Americana em 25 março 1960, Filho de Laércio e Célia Glaiser. Começou os estudos em Teresópolis, Rio de Janeiro, na Faculdade de Medicina Unifeso. No segundo ano transferiu-se para Santos, na faculdade Lusíadas.

 

Formou-se em 1985 e já iniciou sua especialização em cardiologia na Unicamp. Depois de ter concluído sua especialidade, continuou trabalhando na Unicamp, atuando também no Hospital municipal de Americana, hospital municipal de Nova Odessa, Unimed e em seu consultório. Como médico jovem, sempre trabalhou muito desde o início, e mesmo com poucos pacientes sempre priorizou um atendimento com excelência.

 

Em 1992, o sonho de ter uma clínica, originado na necessidade de reunir em um só lugar todos os exames cardiológicos e as especialidades correlacionadas a cardiologia, proporcionando um atendimento completo ao paciente, tornou-se realidade ao inaugurar o CINCOR (Centro Integrado do Coração) em parceria com seus sócios. O projeto cresceu e tornou-se uma clínica com reconhecimento nacional pela sua excelência em qualidade e humanização.

 

Dr. Ricardo Silveira é apaixonado por sua profissão, reconhecido por sua excelência profissional, conduta irrepreensível, humildade e empatia, sempre oferecendo atendimento e tratamento digno a cada paciente, abdicou de várias horas de lazer para contribuir com o município nos trabalhos de ajuda humanitária da saúde. Admirado e querido por todos a sua volta, sua história de sucesso inspira a todos a perseguirem seus sonhos e acreditarem em seu potencial.

 


Publicado em: 27 de fevereiro de 2024

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro