0800- 7719701


Vereadores acompanham eleição do projeto “Criança Faz Política” na EMEF Florestan Fernandes



O presidente da Câmara Municipal de Americana, Thiago Brochi (sem partido), e o vereador Thiago Martins (PV) acompanharam na quarta-feira (22) a eleição simulada na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Florestan Fernandes, no bairro Morada do Sol. A iniciativa faz parte do projeto “Criança Faz Política”, idealizado pelas professoras Kelly Gonçalves e Rosana Amedi, com objetivo de ensinar para as crianças a importância e o funcionamento da política.

 

A proposta promove nos estudantes o interesse na escolha de representantes para administrar um município. A eleição é parte do projeto, que envolveu 90 crianças dos 4º anos. Aproximadamente 820 estudantes de 1º a 9º anos e 80 profissionais da escola registraram seus votos em urnas eletrônicas cedidas pelo Cartório Eleitoral.

 

Ao todo, 90 estudantes de três classes do 4º ano da escola participam da terceira edição do projeto "Criança faz Política". Ao longo de 2023, eles estudaram as características e responsabilidades de cada cargo, formaram partidos políticos e escolheram seus representantes.

 

Depois, os alunos de cada sala escolheram um candidato a prefeito e seu vice e três candidatos a vereador. Por decisão das professoras, também houve um candidato a secretário de Educação por turma. Os escolhidos elaboraram um plano de governo e fizeram campanha eleitoral na escola.

 

“É muito gratificante participar desse importante projeto que desperta a cidadania nos jovens”, ressalta Brochi. "Conheço e acompanho esse projeto há algum tempo e é incrível a consciência política que a educação cria. O futuro da cidade está em nossas escolas; é um dever e uma honra acompanhar e apoiar", acrescenta Martins.

 

O encerramento das atividades ocorre em dezembro, com a presença do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi, além de secretários e vereadores. Os eleitos também irão conhecer o gabinete do chefe do Executivo.


Publicado em: 23 de novembro de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro