Câmara realiza sessão solene em comemoração a Semana Municipal do Judô

Publicado em: 31 de outubro de 2018

Selecione a Imagem

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (30) sessão solene em comemoração à Semana Municipal do Judô. A solenidade foi realizada em atendimento à lei municipal nº 5525/2013, de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).

 

Participaram da solenidade o vereador Thiago Brochi e professores das escolas de judô do município, além de convidados, amigos e familiares dos alunos e professores homenageados. Mais de 150 alunos das escolinhas receberam medalhas e lotaram o plenário da Câmara. Os professores também foram homenageados, com a entrega de certificados.

 

Durante o uso da palavra, Brochi enalteceu a história do judô e parabenizou a todos os atletas e professores. “É muito importante ver essa Câmara cheia. Isso mostra a força do judô americanense e me dá mais força para continuar buscando algo para o esporte de Americana. Agradeço aos professores, porque graças a eles o nome do judô é representado na cidade e no estado. Americana já é referência e com a união de todos, será referência no Brasil inteiro”, discursou.

 

Judô

 

O judô nasceu no Japão, no final do século 19, quando o país passava por profundas transformações sociais. A partir dai, o Japão tinha um interesse muito grande em trabalhar o espírito e a mente, formar cidadãos e não mais guerreiros e samurais, porém os samurais possuíam muitos instrumentos importantes que não poderiam ser desconsiderados, tais como, para a formação deles, o antigo Jiu-Jitsu, que era a arte de guerra dos antigos samurais.

 

Jigoro Kano, por volta de 1880, passou a pesquisar mais sobre o Jiu-Jitsu, para então criar um novo método de luta, que tivesse como objetivo maior a defesa pessoal, desenvolvimento físico de mente e também a formação do cidadão, com isso nasceu o judô.

 

No Brasil, o judô chegou em 1922, junto com a imigração japonesa. Apesar de ter uma cultura completamente diferente da cultura japonesa, os brasileiros adaptaram-se muito bem ao judô tradicional. O número de praticantes brasileiros de judô é muito grande, e a arte marcial é com certeza uma contribuição muito rica na formação de crianças e jovens.

 

Diante da importância que o judô exerce sobre as pessoas e a comunidade, o vereador Thiago Brochi apresentou em 2013 um projeto de Lei que institui a “Semana Municipal do Judô”, seguindo como base o calendário internacional, que institui o dia 28 de outubro de todo ano, como o “Dia Mundial do Judô”.

 

No município de Americana a modalidade de judô atende uma total de 340 alunos de todas as idades, sendo 180 alunos no Centro de Cultura e Lazer, 100 alunos da EMEF a Paulo Freire, 60 alunos no Serviço Social Presbiteriano de Americana e ainda 18 atletas da APAE.


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas