Alunos da EE Profª Maria Lúcia Padovani de Oliveira participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 09 de novembro de 2018

Trinta alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Lúcia Padovani de Oliveira, do bairro Chácara Letônia, participaram nesta sexta-feira (9) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.

Ainda na escola, os alunos participaram de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

O vereador Thiago Brochi (PSDB) esteve presente na sessão e parabenizou os alunos pelo interesse na política. “Em 2020 a maioria de vocês já terão direito ao voto e é importante que participem e debatam política. Somos 19 vereadores e é interessante que vocês acompanhem o trabalho de cada um deles, vejam o que estão fazendo, os projetos que estão desenvolvendo. É bom para vocês ficarem atentos”, afirmou Brochi.

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam as discussões. A mesa diretora foi composta por Daniel Henrique Rodrigues (presidente), Alex Sandro de Oliveira (vice-presidente), Júlia Vitória Malheiros (primeira secretária) e Lívia Maria Duria (segunda secretária). Foram discutidos um projeto de lei, onze requerimentos e dezenove indicações.

Entre as proposituras aprovadas estavam projetos para cursos profissionalizantes, falta de médicos e medicamentos, falta de vagas em creches, reforço no policiamento, valor do transporte público e coberturas em pontos de ônibus, iluminação pública, recuperação ambiental na orla da Praia dos Namorados, instalação de ciclovias, reparos em bueiros, limpeza de áreas públicas e reforma do Parque Ecológico Municipal, entre outras.

O projeto

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

Categoria: Câmara Jovem