Odir solicita reabertura de UBS fechadas e contratação de médicos em caráter de urgência

Publicado em: 17 de maio de 2019

Selecione a Imagem

 

O vereador Odir Demarchi (PR) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede providências do Poder Executivo para a reabertura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) fechadas e a contratação de médicos em caráter de urgência para atender a atual demanda da saúde pública do município.

 

No documento, o parlamentar destaca que o atual surto de dengue no município gerou um grande aumento de pacientes e consultas em emergências nos postos de saúde e hospitais da cidade, agravando a situação do atendimento da rede pública municipal.

 

“A população tem sofrido muito com falta de médicos, atendimentos, consultas e exames. A situação é crítica e merece ser tratada com máxima importância e prioridade”, comenta.

 

O vereador lembra que já questionou a prefeitura através de requerimento sobre o tempo de espera para consulta com clínico geral nas UBS e defende que os problemas enfrentados são reflexo de unidades que foram fechadas e da falta de médicos na rede. “São situações que não podem continuar sendo ignoradas e sem o devido planejamento”, acrescenta.

 

No requerimento, Odir pergunta se existe a possibilidade da reabertura das UBS fechadas e quais delas ainda apresentam condições e infraestrutura para reabertura e atendimento à população.

 

O parlamentar questiona ainda se o quadro atual de médicos atende às regras do SUS referente ao número de médico por habitante e qual a possibilidade de contratação em regime de urgência de médicos clínicos e especialistas.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (23).


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Odir Demarchi

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas