0800- 7719701


Impactos causados por alterações no trânsito de Americana são discutidos em audiência pública na Câmara



A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (28), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, audiência pública para discussão dos impactos causados por alterações no trânsito da cidade. A realização da audiência foi solicitada através de requerimento de autoria do vereador Odir Demarchi (PR).

 

Participaram os vereadores Gualter Amado (PRB), Odir Demarchi, Thiago Brochi (PSDB) e Thiago Martins (PV), o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves, o secretário adjunto da Unidade de Transportes e Sistema Viário, Eraldo Camargo, o representante da empresa Tranzum, Alexandre Zum, representantes da Guarda Municipal de Americana, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e moradores, comerciantes e população interessada no tema.

 

Dentre as mudanças apresentadas pela prefeitura, estão a transformação em sentido único de direção nas ruas Dom Pedro II e Rio Branco e do Viaduto Amadeu Elias. Algumas mudanças já foram implantadas pela prefeitura desde o último sábado, nas ruas Dom Pedro II, Anhanguera, Ari Meireles, Duque de Caxias e Marechal Floriano Peixoto, que tiveram inversão no sentido de direção.

 

O representante da Tranzum, empresa responsável pelas alterações, apresentou o estudo realizado para avaliar os pontos de maior tráfego e quais mudanças deveriam ser realizadas para melhorar o trânsito nesses locais. “O estudo foi feito baseando-se no fluxo total de veículos nos horários de pico nas principais vias do município. Avaliamos também as condições do asfalto, a largura das ruas e o tempo de funcionamento de cada semáforo. Porém, da maneira como está, implantado apenas parcialmente, os resultados não são os esperados. Apenas com as alterações dos viadutos é que irá funcionar”, afirmou Alexandre Zum.

 

De acordo com o secretário adjunto da Unidade de Transportes e Sistema Viário, Eraldo Camargo, o objetivo das mudanças foi melhorar a mobilidade urbana. “A ideia é diminuir o tempo que os motoristas levam para se deslocar do centro para o bairro e vice-versa”, disse.

 

A população presente utilizou a palavra para apresentar reclamações, sugestões e questionamentos. Moradores e comerciantes da região da Rua Dom Pedro II relataram tráfego intenso de ônibus e caminhões em ruas dos bairros, queda no número de clientes dos comércios e dificuldades para trafegar até o centro da cidade.

 

Durante o uso da palavra, o vereador Thiago Brochi avaliou que faltou planejamento da prefeitura para efetuar as mudanças. “Não ouvir a GAMA, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que precisam prestar socorro e atendimento de urgência à população foi um erro muito grande”, falou.

 

O vereador Thiago Martins comentou a adoção de etapas para implantação das mudanças. “Será que esse transtorno que está causando em alguns pontos não foi por que foi feita só uma parte? Talvez se fosse feito um teste completo, avaliando o fluxo da cidade, não seria melhor? Porque como o próprio senhor Alexandre disse, da forma como está sendo testado acaba afogando em alguns pontos”, ponderou.

 

Para o vereador Gualter Amado, será necessário aguardar a conclusão das alterações para avaliar o resultado. “Conforme todos falaram, é tudo muito prematuro para sabermos o resultado. Não estamos nem na metade do caminho das mudanças no trânsito, nem com as sinalizações. Esperamos que essas alterações venham para melhorar a cidade, e que a equipe de trânsito ouça as sugestões e reclamações dos moradores e comerciantes”, discursou.

 

Ao final dos trabalhos, o vereador Odir Demarchi, autor do requerimento que motivou a realização do debate, classificou como positivo o saldo da audiência. “O maior objetivo foi atingido, que foi ouvir a população. Foram feitos vários estudos, mas a população ficou de fora. Tenho certeza que os secretários estão agora com uma forma de pensar diferente, levando em consideração não só a logística dos veículos, mas também a vida das pessoas que foram afetadas pela mudança”, concluiu.


Publicado em: 01 de março de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro