Professor Padre Sergio propõe medida para evitar contaminação de lençóis freáticos por necrochorume

Publicado em: 04 de novembro de 2019

Selecione a Imagem

 

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe que os sepultamentos realizados nos cemitérios da cidade utilizem manta funerária absorvente e impermeabilizante de necrochorume. O objetivo, segundo o autor, é impedir a contaminação do solo e de lençóis freáticos pelos líquidos liberados na decomposição dos corpos.

 

De acordo com a proposta, a manta absorvente e impermeabilizante deverá ser fornecida pela prestadora de serviços funerários responsável pelo sepultamento e só poderão ser utilizadas mantas com licenciamento ambiental concedido pelo órgão competente, devendo ser comprovada sua eficácia.

 

“Estima-se que aproximadamente 75% dos cemitérios do país tenham problemas com vazamentos de necrochorume. A contaminação de reservas subterrâneas por esse líquido, em locais em que a profundidade da água é muito pequena, é de natureza química e microbiológica, com os materiais podendo contaminar os seres vivos de qualquer natureza, com uma série de moléstias e doenças infectocontagiosas”, explica Padre Sergio.

 

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Professor Padre Sergio

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas