Alunos do Colégio Adventista participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 04 de dezembro de 2019

Selecione a Imagem

 

Quinze alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Adventista, do bairro Campo Limpo, participaram nesta quarta-feira (4) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana. Os estudantes atuaram como vereadores mirins por um dia e debateram temas relacionados ao dia-a-dia da cidade.

 

Ainda na escola, os alunos participaram de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

 

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam as discussões. A mesa diretora foi composta por Suelen Nunes da Silva (presidente), Lucas Guilherme de Camargo (primeiro secretário) e Eduarda Narciso Santarosa (segunda secretária). Foram discutidos um projeto de lei, quatro requerimentos, uma moção e dez indicações.

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Luiz da Rodaben (PP), e os vereadores Rafael Macris e Thiago Brochi (ambos do PSDB) acompanharam a sessão simulada, utilizaram a palavra para parabenizar os estudantes pela participação no projeto e participaram da entrega dos certificadoss.

 

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

- Projeto de lei de autoria da vereadora Eduarda Narciso Santarosa que institui no âmbito do município de Americana o Programa Bom Prato.  

 

- Requerimento de autoria do vereador Kevin de Paula Santos que requer a construção, ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde, contratação e fiscalização de pessoal.

 

- Requerimento de autoria do vereador Caio Seleber Leite que requer a criação de uma legislatura para os vereadores eleitos no projeto Câmara Jovem.

 

- Requerimento de autoria da vereadora Noemi de Oliveira Bruno que requer o aumento das vagas nas creches da cidade.

 

- Requerimento de autoria do vereador João Emanoel da Silva Torres que requer a intensificação de fiscalização do lançamento de rejeitos das indústrias nos rios e córregos da região.

 

- Moção de Aplausos de autoria da vereadora Raissa Lana Martins da Costa à Câmara Municipal de Americana.

 

- Indicação de autoria do vereador Guilherme Ribeiro Tavares que indica limpeza da área de preservação permanente situada às margens da Rua Madri, no bairro Jardim Bertoni.

 

- Indicação de autoria do vereador Pedro Batista de Oliveira da Silva que indica reativação do posto policial na Praia Azul.

 

- Indicação do vereador Lucas Guilherme de Camargo que indica a ampliação de Ecopontos e a criação de coleta seletiva em todos os bairros da cidade.

 

- Indicação de autoria do vereador Pedro Ryan Rodrigues Magalhães que indica o acesso ao rastreamento de todos os veículos oficiais e a criação de um canal de atendimento em caso de desvio de função.

 

- Indicação de autoria da vereadora Suelen Nunes da Silva que indica a construção de faixa de pedestre elevada em torno do Colégio Adventista de Americana.

 

- Indicação de autoria do vereador Erick de Carvalho Monteiro que indica a fiscalização no que tange ao descumprimento da Lei da Acessibilidade.

 

- Indicação de autoria do vereador Hector Uriel Freitas de Carvalho que indica a revitalização de várias piscinas e áreas de lazer da cidade.

 

- Indicação de autoria da vereadora Jéssica Nayara do Nascimento Caldas que indica a criação de um mecanismo de comunicação para cortes previstos de água e rapidez na execução de obras.

 

- Indicação de autoria da vereadora Ana Beatriz Amaro dos Santos que indica a otimização das áreas de preservação da Cidade.

 

- Indicação de autoria do vereador Pedro Henrique do Nascimento Lino que indica a criação de incentivos para a preservação e construção de áreas verdes na cidade.

 

O projeto

 

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Câmara Jovem

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas