0800- 7719701


Professor Padre Sergio pede informações sobre gestão da saúde em Americana



O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre postos médicos, atendimento infantil e setor de oncologia da rede pública municipal de saúde.

 

De acordo com o parlamentar, estudos demonstram que as unidades básicas de saúde são capazes de resolver cerca de 80% das necessidades do setor, mas, para isso se tornar realidade, são necessários investimentos permanentes em recursos humanos,  integração com atendimento familiar e comunitário, gestão de contratos e em bases de dados para constituir uma rede de informações clínicas anteriores do paciente, que possa ser usada pelos profissionais na prevenção de doenças e para desenvolver tratamentos melhores.

 

“A saúde de Americana retrocedeu. Existe um alto déficit de servidores e os prontuários médicos não são informatizados, muito menos integrados, por conta de parcerias falhas. Além disso, as estruturas não passam por manutenção preventiva e esperam intermináveis reformas. Num passado recente, a cidade era referência na área, na região e até no estado. Após decisões desastrosas dos gestores, a saúde municipal definhou”, aponta Sergio.

 

No documento, o vereador relata que a prefeitura fechou postos de saúde, o setor de oncologia e o Hospital Infantil André Luiz. “A princípio, o Hospital São Francisco iria promover o atendimento de crianças, no entanto, a exemplo do que acontece com os adultos, não o faz. Por ser filantrópica, essa entidade deveria atender usuários do Sistema Único de Saúde ou oferecer 60% dos seus leitos a eles. Além da obrigatoriedade federal, devido ao título que ostenta, existe uma lei municipal. A consequência natural do fechamento dos postos é a busca pelo Hospital Municipal para serviços que poderiam ser resolvidos nas UBSs”, explica.

 

No requerimento, Padre Sergio pergunta se a prefeitura tem estimativa de quantos pacientes de Americana fazem tratamento de câncer em hospital público fora da cidade e como é feito o deslocamento desses pacientes. Questiona, ainda, sobre os repasses federais para reformas de postos médicos, o convênio com o BID e o fluxo de atendimento infantil na rede pública.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (12).


Publicado em: 04 de abril de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro