0800- 7719701


Vereadores participam de lançamento do programa “Saúde Já”



 

Os vereadores Gualter Amado (PRB), Juninho Dias (MDB), Léo da Padaria (PC do B), Rafael Macris (PSDB) e Thiago Martins (PV) acompanharam na quinta-feira (5), na prefeitura de Americana, do lançamento do programa “Saúde Já”, que deverá reduzir a fila no município em consultas médicas especializadas. Participaram o prefeito Omar Najar (MDB) e o secretário municipal de Saúde, Gleberson Miano.

 

O programa será implantado em Americana após solicitação do vereador Rafael Macris (PSDB), inspirado em programa similar realizado na cidade de São Paulo.  O “Saúde Já” consiste no credenciamento de consultórios e clínicas nas mais diversas especialidades para prestarem atendimento à população, complementando a rede pública de saúde, para que seja reduzida a grande demanda reprimida de consultas. O objetivo é diminuir drasticamente a fila de espera por atendimento.

 

Durante o lançamento, Macris explicou como será realizado o processo. “O Saúde Já vai ser dividido em duas vertentes: a primeira para a atenção básica e a segunda para especialidades, onde a prefeitura vai abrir o chamamento público, oferecendo um valor para a contratação dessas consultas, que será de R$ 52, valor esse acima do SUS e abaixo dos convênios. Já para a atenção básica haverá um processo seletivo”, apontou.

 

O vereador também exemplificou a necessidade da implantação do programa. “Em Americana, temos apenas um cardiologista atendendo na rede pública. Quanto tempo esse médico levará para atender a fila desta especialidade que chega a três mil pessoas? Se continuasse assim, a fila só aumentaria”.

 

Além das consultas, o Saúde Já também inclui os exames posteriores aos atendimentos médicos. “O programa também oferecerá todos os exames que serão pedidos pelos médicos”, revelou o parlamentar.

 

Em Americana, são mais de 35 mil consultas na fila de espera em diversas especialidades: cardiologia (2.973), cirurgia geral (264), cirurgia vascular (1.417), dermatologia (4.445), endócrino (1.701), gastroenterologia (1.300), nefrologia (120), neurologia (2.541), neurocirurgia (636), oftalmologia (3.501), ortopedia (3.890), otorrinolaringologia (4.463), pequena cirurgia (740), reumatologista (810), pneumologia (300), prevenção próstata (2.800), ecodopler cardíaco (733), ecodopler venoso (904), eletrocardiograma (30), ultrassom (625) e teste ergométrico (840).

 

“O Saúde Já é uma iniciativa do Rafael, que tem lutado muito para a concretização deste projeto. Estamos trabalhando arduamente para melhorar a saúde de Americana. Eu conto com a ajuda de todos por um fim comum, que é melhorar a vida das pessoas oferecendo uma saúde de qualidade”, falou o prefeito Omar Najar.

 

* Com informações da assessoria do vereador Rafael Macris

 


Publicado em: 09 de abril de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro