0800- 7719701


Alunos da EE Profª Sebastiana Paié Rodella participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”



 

Cinquenta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Sebastiana Paié Rodella, do bairro Parque da Liberdade, participaram na segunda-feira (16) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.

 

Ainda na escola, os alunos tiveram discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores da escola, vereadores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

 

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos vereadores, que acompanharam as discussões. Participaram os vereadores Gualter Amado (PRB), Marschelo Meche (PSDB), Odir Demarchi (PR), Rafael Macris (PSDB), Thiago Brochi (PSDB), Thiago Martins (PV) e Welington Rezende (PRP).

 

A mesa diretora foi composta por Thiago da Costa Dias (presidente), Geovana Beatriz Massaroto (primeira secretária) e Isabelly Luany Bonilia (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei, um requerimento, uma moção e uma indicação.

 

Proposituras

 

Foi aprovado pelos vereadores mirins um projeto de lei de autoria das vereadoras Luana Cristina Goes e Tainá Vitório dos Santos que autoriza o Poder Executivo a construir um ecoponto no bairro Parque da Liberdade.

 

Também foi aprovado um projeto de lei de autoria de vários vereadores que autoriza o Poder Executivo a construir uma praça na área da pista de BMX que encontra-se abandonada na Rua Serra do Mar, no Parque da Liberdade.

 

Foram aprovadas ainda as seguintes proposituras:

 

- Requerimento de autoria dos vereadores Lucas Gabriel Correia e Rebeca Macedo Medeiros que pede a reabertura do posto de saúde do Parque da Liberdade

 

- Moção de aplausos de autoria de todos os vereadores mirins à professora Sílvia

 

- Indicação de autoria de diversos vereadores solicitando reparo e restauração da massa asfáltica na Rua Serra das Cajazeiras.

 

O projeto

 

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

 


Publicado em: 16 de abril de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro