Padre Sergio pede informações sobre classificação de risco e priorização de assistência em serviços de urgência

Publicado em: 03 de março de 2020

Selecione a Imagem

 

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre os procedimentos utilizados para classificação de risco e priorização de assistência em serviços de urgência no hospital municipal Dr. Waldemar Tebaldi e no Pronto Atendimento do bairro Antônio Zanaga.

 

No documento o parlamentar lembra que a ferramenta da classificação de risco organiza a fila de espera, garante o atendimento imediato do paciente com grau de risco elevado e informa o usuário que não corre risco imediato sobre o tempo provável de espera, através da utilização de pulseiras coloridas que sinalizam o nível de gravidade. “Todo procedimento visa avaliar e identificar quem necessita de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento”, aponta.

 

Padre Sergio destaca ainda que, em documentos obtidos em respostas a requerimentos apresentados anteriormente, foi constatado que a triagem tem sido feita no hospital municipal por técnicos e auxiliares, contrariando resolução do Conselho Federal de Enfermagem que determina que o serviço deve ser executado exclusivamente por profissionais com ensino superior – no caso, enfermeiros.

 

No requerimento, o vereador pergunta se a Fundação de Saúde do Município de Americana (Fusame) segue algum protocolo de classificação de riscos no Hospital Municipal e no PA do Zanaga e, em caso de resposta positiva, no que consiste tal protocolo. Questiona, ainda, qual a justificativa formal para a atividade ser desempenhada por técnicos e auxiliares de enfermagem nas unidades geridas pela Fusame, e não por enfermeiros.

 

O parlamentar pergunta ainda se os pacientes são identificados com pulseiras coloridas contendo nome e horário de chegada e como são distribuídas as fichas, sequencialmente, para os profissionais. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (5).

 

03/03/2020


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Professor Padre Sergio

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas