Dr. Renato pede ala exclusiva para recebimento de pacientes com suspeita de síndromes gripais no Hospital Municipal

Publicado em: 22 de maio de 2020

Selecione a Imagem

Selecione a Imagem

Imagem Padrão

 

O vereador Dr. Renato Martins (PTB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal uma moção de apelo à prefeitura de Americana para que o pronto-socorro do Hospital Municipal disponibilize ala exclusiva para recebimento e atendimento de pacientes com suspeita de síndromes gripais.

 

No documento, o parlamentar destaca que o protocolo de atendimento realizado atualmente no hospital estabelece que o paciente com suspeita de síndromes respiratórias seja direcionado para salas de isolamento ou estabilização apenas após a triagem.

 

“Em abril foi noticiado que o município de Americana disponibilizaria espaço exclusivo para atendimento de pacientes com suspeita de síndromes gripais. Ocorre que, segundo a própria prefeitura, o pronto-socorro exclusivo não chegou a funcionar devido à baixa procura e, além disso, a maior parte dos casos positivos de Covid-19 em Americana se deu através de testes rápidos particulares, com pacientes que não necessitaram do atendimento no HM”, relata.

 

Segundo Dr. Renato, a preocupação do isolamento apenas após a triagem se deve ao alto grau de transmissibilidade do coronavírus Covid-19. “Um paciente infectado pode contaminar até cinco pessoas.  Até o direcionamento, este paciente com suspeita dividirá a mesma sala de espera e os mesmos equipamentos de triagem. O mesmo profissional da triagem que atenderá este paciente atenderá todos os demais que buscaram atendimentos por outros, aumentando ainda mais o risco de contaminação”, argumenta.

 

“Mesmo com a baixa procura momentânea por atendimento no HM, acreditamos ser imprescindível a disponibilização de espaço único para recebimento de pacientes com suspeitas de contaminação pelo Covid-19”, conclui o vereador.

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Dr. Renato Martins

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas