Associação Evangélica Nazarenos de Americana recebe medalha “Herbert de Souza” em sessão solene

Publicado em: 24 de setembro de 2015

Selecione a Imagem

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (24) sessão solene para a entrega de da medalha “Herbert de Souza – Betinho” à AENDA – Associação Evangélica Nazarenos de Americana, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Davi Ramos (PC do B).

 

Participaram da solenidade os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Davi Ramos e Joãozinho do Quiosque (PSB), o prefeito municipal de Americana, Omar Najar (PMDB), o presidente da diretoria administrativa da AENDA, Vanderley Almeida e o presidente da diretoria deliberativa, pastor Maury Medeiros da Silveira, além de voluntários da associação, membros da diretoria e convidados.

 

Durante o uso da palavra, Davi salientou o trabalho realizado por todas as pessoas envolvidas no projeto. “A medalha Herbert de Souza é uma medalha de muita responsabilidade. O Betinho trabalhava com uma grande preocupação, que é inclusive o momento que estamos vivendo hoje, pois se fala de crise política e econômica, mas às vezes fala-se muito pouco da crise humanitária. O Betinho falava que nós precisamos se juntar para dar paz ao povo. E ninguém vive em paz sem ter o que comer. A AENDA é a entidade do Betinho, é aquela entidade que faz exatamente o que ele pregava. Não estamos homenageando uma pessoa, estamos homenageando várias pessoas que, há onze anos, fazem esse projeto, as pessoas que o idealizaram, os colaboradores, e em especial, os voluntários”, destacou.

 

“Encontrar pessoas solidárias iguais a esse grupo é algo raro. O trabalho que vocês fazem pela sociedade é um trabalho que só Deus pode dar a recompensa, pois os homens não tem a capacidade de retribuir. O que me deixa indignado é que vocês, com a ajuda de empresários, conseguem oferecer uma refeição de qualidade por dois reais, enquanto vemos uma marmita sendo vendida a doze. O trabalho de vocês é diferenciado. Parabéns”, discursou o vereador Adelino Leal.

 

Os representantes da AENDA utilizaram a palavra em nome da associação. “Essa homenagem não é para a diretoria da AENDA, mas sim para todos os voluntários, empresários, profissionais liberais, Igreja do Nazareno que acreditaram no projeto e continuam fiéis nas colaborações até hoje. O projeto social só tem sucesso com o poder das ações das pessoas”, afirmou Vanderley Almeida.

 

“Meus agradecimentos aos vereadores que, quando cheguei aqui há onze anos com um projeto, eles acreditaram, e todos aprovaram por unanimidade o início do restaurante Prato Cheio. A AENDA só funciona com dois pilares, que é o empresário, que patrocina, e o voluntário. No restaurante, atendemos cerca de 300 pessoas por dia, e muito deles são moradores de rua, e outros com algum tipo de vício. No mundo não haverá oportunidades para todos, sempre alguns vão ficar para trás, e aqueles que têm a oportunidade de sair pra frente, precisam olhar para os que ficaram. Estamos aqui hoje, juntos, pois uma grande obra só se faz unindo esforço e boa vontade de cada um”, salientou o Pr. Maury da Silveira.

 

Histórico

 

A Associação Evangélica Nazarenos de Americana foi fundada em 08 de Abril de 1998, na Rua Tamoio, 657. A trajetória teve início através de um grupo de irmãos da Igreja do Nazareno que tinha alguns projetos sociais em mente, mas que precisava oficializar esses projetos através de uma associação.

 

O trabalho da AENDA cresceu muito, contando hoje com cerca de 40 voluntários e atendendo a 60 pessoas com distribuição de fraldas e 110 alunos na escola de musica. Serve ainda refeições populares nos restaurantes denominados “Restaurante Popular Prato Cheio”, em duas unidades: uma situada no bairro Antônio Zanaga e outra situada no bairro Praia Azul. São servidas refeições a cerca de 290 pessoas por dia, o equivalente a mais de seis mil refeições por mês e 76 mil ao ano.

 

O “Restaurante Popular Prato Cheio” tem como público-alvo moradores de rua, andarilhos, desempregados, pessoas sem capacitação e trabalhadores sem renda fixa ou de baixa renda. O objetivo do projeto é atender a população sem recursos financeiros, servindo uma alimentação balanceada a preço popular; proporcionar a essas pessoas ao menos uma refeição diária, evitando assim o risco de desequilíbrio físico e emocional; e melhorar a qualidade de vida, autoestima e desempenho da população dos bairros atendidos.

 

No desenvolvimento de suas atividades, a AENDA promove o bem de todos sem preconceito de origem, raça, credo, sexo, cor, condição social, idade e quaisquer outras formas de discriminação, prestando serviços gratuitos de forma integrada às políticas públicas, e possibilitando ações culturais, esportivas, artísticas, de lazer e educação, visando o enfrentamento da pobreza e combate à fome e observando os seus objetivos, principalmente, os da área religiosa, educativa e de assistência social.

 

Medalha “Herbert de Souza”

 

A honraria medalha “Herbert de Souza” foi instituída em 2008 na Câmara Municipal, através de decreto legislativo de autoria dos vereadores Davi Ramos e Luiz Renato (PC do B). O objetivo é homenagear as pessoas e instituições que se destacaram na área social e mobilização popular.

 


Escrito por: Assessoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas