0800- 7719701


Alunos da EE Anna Maria Barros participam de sessão simulada do “Câmara Jovem”



 

O projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (4) mais uma sessão simulada no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.  Oitenta alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Anna Maria Lucia de Nardo, da região do Jardim Brasil, participaram das atividades.

 

Ainda na escola, os alunos receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.

 

Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Yahana Mongental (presidente), Soffia Loren Gouveia (primeiro secretário), Rakely Mayte Murari Pinheiro (segunda secretário). Foram discutidos um projeto de lei, dois requerimentos e três indicações.

 

Os vereadores Gualter Amado (Republicanos) e Professora Juliana (PT) acompanharam a sessão simulada e utilizaram a palavra para parabenizar os estudantes. “Trazer vocês para dentro do legislativo é muito importante e é muito legal ver que vocês escolheram uma mulher para presidir os trabalhos, construindo um futuro de forças equilibradas”, disse Juliana. “Esse projeto é importante para vocês aprenderem a diferenciar os três poderes e entender qual a função de cada um deles. Se todo vereador for fiscalizador nos termos a melhor educação a melhor saúde porque o que precisamos é de uma gestão competente”, disse Gualter.

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação das mãos do presidente da Câmara, vereador Thiago Brochi (sem partido), e dos vereadores Lucas Leoncine (PSDB) e Professora Juliana.

 

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

—Projeto de lei de autoria dos vereadores Khayk Eduardo Ramos, Ana Vitória Cardoso e Rafael Almeida Brito que dispõe sobre a lei de implementação de Redes para Coleta de Lixo na Saída de Esgoto.

 

-Requerimento de autoria dos vereadores Geovana de Araújo Zanin e José Antônio da Silva que pede informações sobre o olhar do Poder Executivo acerca das atuais condições do Terminal Rodoviário.

 

- Indicação da vereadora Júlia Caroline da Silva que pede a restauração da sinalização (faixa de pedestre, pare, nome das ruas) do bairro Jardim Brasil.  

 

-Indicação dos vereadores Késia Luiza Borges, Samuel Calixto e Júlia Caroline em que pede a poda de árvores, capinação, combate a animais peçonhentos e usuários de drogas ilícitas.

 

-Moção de aplausos dos vereadores Isabely Barbosa do Nascimento, Rafael Almeida Brito e Késia Borges à Câmara Municipal por oportunizar o acesso dos jovens e adolescentes a um conhecimento significativo na formação cidadã destes, o que não seria possível fazê-lo em sala de aula, e pelos relevantes serviços prestados à comunidade americanense.

 

 


Publicado em: 04 de outubro de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro