Cerca de cem alunos da sétima série da EE Prefeito Antonio Zanaga, localizada no bairro Antonio Zanaga, participaram nos dias 13 e 14, no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessões simuladas do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como a proibição do uso de sacolas plásticas e a prática de bullying nas escolas. Na primeira sessão simulada, a Mesa Diretora foi composta por Felipe Alisson Machado (presidente), Vitória Calixto (primeira secretária), e Lara Vitória Forti Santos (segunda secretária). Já na segunda sessão simulada, compuseram a Mesa Diretora Jéssica Stefani Fernandes (presidente), Laryssa Mayara da Silva (segunda secretária) e Luiza Gabriela de Oliveira (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei e cinco requerimentos.
Os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Zoppi ressaltou a importância da discussão dos projetos para os alunos e legisladores. “A questão da cidadania é muito importante na vida das pessoas, e pressupõe os nossos direitos e deveres. Para exercer a cidadania, um dos grandes fatores é a escola. Essa participação no projeto contribui para a formação de vocês como jovens e adultos, e isso vocês levarão para a vida toda”, afirmou o parlamentar.
Segundo Thiago Brochi, os alunos precisam acompanhar a política e as mudanças do município. “Tive várias oportunidades de ver os alunos debatendo diversos projetos que envolvem as questões da sociedade. Vocês estão tendo uma oportunidade única, entendendo um pouco como a política funciona”, destacou.
Leal falou sobre a influência que a política exerce sobre a população “Quero parabenizar a todos pela participação nesse importante projeto. A função do vereador é fazer projetos e fiscalizar as ações do Executivo, e a função de vocês, como vereadores mirins, também é essa trazendo também as reivindicações da população”, disse.
Sacolas plásticas
Foi aprovado por unanimidade nas duas sessões o projeto de emenda ao artigo 2º e parágrafo único da Lei Municipal nº 5.026, de 1º de julho de 2010, de autoria dos vereadores mirins David Ferreira Passos Júnior e Mayara Beatriz Correa de Matos, que dispõe sobre a proibição do uso de sacolas plásticas à base de polietileno ou derivados de petróleo. O projeto determina que os estabelecimentos deverão utilizar sacolas ecológicas confeccionadas em material oxi-biodegradável ou compostáveis, à base de biomassa, principalmente de milho, mandioca, cana de açúcar e batata, sacos ou sacolas de papel e sacolas ecológicas retornáveis.
Programa de Adoção de Escolas Públicas
Outro projeto de lei discutido e aprovado nas duas sessões, de autoria dos alunos Carlos Eduardo da Silva e Marcela Martins, dispõe sobre o “Programa de Adoção de Escolas Públicas”, do qual empresas comerciais e industriais de Americana adotarão uma escola pública com o objetivo de financiar melhorias para a instituição, como o aumento das salas, reforma dos banheiros, construção e reforma de quadras esportivas e ampliação e modernização das cozinhas.
Bullying
Foi aprovado por unanimidade nas duas sessões o projeto de lei de autoria dos alunos Luiza Gabriela de Oliveira e Mariely Junqueira Benito que dispõe sobre as penalidades em relação à prática do bullying nas escolas do município. De acordo com a propositura, os agentes educacionais deverão identificar os autores, assim como espectadores e alvos da prática de bullying, que deverão passar por um processo educacional especial nas escolas, além da cobrança de multa.
Requerimentos
Cinco requerimentos foram discutidos e aprovados durante as sessões simuladas: um solicita informação do Poder Executivo sobre a implantação de uma linha de ônibus direta bairro Antonio Zanaga/Hospital Municipal; outro solicita informações do Poder Executivo sobre limpeza de terreno no Vale das Nogueiras; outro solicita informações sobre o trânsito na Rua Antonio Conselheiro, no bairro Antonio Zanaga; outro solicita informações sobre a reconstrução de passagem para pedestre no Vale das Nogueiras; e outro requer informações ao Poder Executivo sobre as rondas policias escolares.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação