Setenta alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Antonieta Ghizini Lenhare participaram nesta terça-feira (7) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala.
A mesa diretora foi composta por Ketlen Lorraine Calente (presidente), Leonardo André Dias (primeiro secretário) e Rosiane Jardim Penteado (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei e seis requerimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), acompanhou a sessão e entregou o certificado de participação aos vereadores mirins. “Parabenizo a todos pela participação no projeto. É muito importante que os alunos conheçam o trabalho dos vereadores e que acompanhem as sessões ordinárias. Dessa forma, vocês estão exercendo a cidadania”, disse.
Projetos
Três projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Torna obrigatório o passe livre aos estudantes das escolas públicas do Ensino Médio e Fundamental aos finais de semana nos ônibus circulares de Americana;
- Regulamenta o uso da bicicleta como transporte público alternativo na área urbana de Americana;
- Dispõe sobre a proibição de panfletos nas vias públicas no período eleitoral.
Requerimentos
Seis requerimentos foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Solicita informações sobre sinalização em frente à Escola Antonieta Ghizini Lenhare;
- Requer melhorias na área de lazer do bairro Jardim Brasília;
- Requer reparo na iluminação do bairro Jardim Brasília;
- Solicita informações e providências sobre reforço na segurança do bairro Jardim Brasília;
- Requer informações sobre a construção de posto de saúde no bairro Jardim Brasília;
- Requer providências sobre reparo nas ruas esburacadas do bairro Jardim Brasília.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação