Oitenta e oito alunos do primeiro ano do Ensino Médio da EE Profª Dilecta Ceneviva Martinelli, do bairro Cidade Jardim, participaram nesta quarta-feira (21) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Martinho Teodoro da Silva Júnior (presidente), Jucielle Mota dos Santos (primeira secretária) e Letícia Santos Scavacini (segunda secretária). Foram discutidos cinco projetos de lei, um projeto de decreto legislativo, dez requerimentos e uma indicação.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), e os vereadores Luiz Renato (PC do B), Moacir Romero (PT) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos e entregar os certificados de participação.
Paulo Chocolate afirmou que as proposituras apresentadas pelos alunos serão analisadas pela Casa. “Acompanhamos todas as reivindicações que vocês apresentam. Vamos analisá-las e dentro do possível requerer estudos e soluções aos setores competentes da cidade”, disse.
Luiz Renato elogiou a qualidade dos debates. “Toda discussão é bem-vinda. Em nossa sociedade não somos todos iguais, não temos as mesmas ideias, e o debate nos faz crescer, é esclarecedor. A sessão simulada é uma educação política, e que parabenizar a todos”, afirmou o parlamentar.
Projetos
Cinco projetos de lei foram discutidos e aprovados pelos vereadores mirins: um torna obrigatória a implantação de sinalização de trânsito em torno das escolas públicas de Americana; outro prevê a colocação de lixeiras para coleta seletiva em todos os bairros da cidade; outro torna obrigatória a disponibilização de vagas em empresas para ex-presidiários; outro prevê a contratação de médicos em postos de saúde; e o último tornar obrigatória a implantação de ciclovias na cidade Americana. Foi aprovado também o projeto de decreto legislativo que concede honrarias à secretária Sonia Aparecida Zensque e à inspetora Cleusa Rodrigues Nichio, da escola E.E. Profª Dilecta Ceneviva Martinelli.
Requerimentos
Dez requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Solicita informações do Poder Executivo sobre a empresa Vivo Sabor;
- Requer melhorias no transporte coletivo;
- Solicita providências sobre segurança pública nas imediações da E.E. Profª Dilecta Ceneviva Martinelli;
- Solicita informações sobre moradias do bairro Jardim dos Lírios;
- Requer informações sobre as obras do Hospital Municipal;
- Requer melhorias no Posto de Pronto Atendimento do bairro Vila Mathiensen;
- Solicita a colocação de grades de proteção no viaduto da Avenida Cillos;
- Requer informações sobre construção de praça no bairro Jardim dos Lírios;
- Requer melhorias no recapeamento do asfalto da cidade;
- Solicita informações sobre obras do Ginásio Poliesportivo no bairro Cidades Jardim.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação