0800- 7719701


Alunos da EE Profª Maria Frizzarin participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”



Quarenta alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Frizzarin, do bairro Jardim Mirandola, participaram na segunda-feira (23) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.

 

Ainda na escola, os alunos tiveram discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

 

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos vereadores, que acompanharam as discussões. Participaram os vereadores Odir Demarchi (PR), Thiago Brochi (PSDB), Vagner Malheiros (PDT) e Welington Rezende (PRP).

 

A mesa diretora foi composta por Weslei Fabri Alonso (presidente), Matheus de Souza Ramos (primeiro secretário) e Maria Eduarda Bruschi (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei, dois requerimentos, duas moções e cinco indicações.

 

Proposituras

 

Foi aprovado pelos vereadores mirins um projeto de lei de autoria do presidente Weslei Fabri que autoriza o Poder Executivo a criar Hospital Itinerante para melhor acesso à saúde pública.

 

Também foi aprovado um projeto de lei de autoria da vereadora Samira Rapozeira que autoriza o Poder Executivo a criar oficinas culturais e esportivas nos bairro de Americana.

 

Foram aprovadas ainda as seguintes proposituras:

 

- Requerimento de autoria da vereadora Maria Eduarda Bruschi que pede o habite-se do Condomínio Residencial Parque Áustria.

 

- Requerimento de autoria da vereadora Sara Costa que pede informações sobre a ampliação da faixa da Estrada da Servidão Bom Recreio no bairro Jardim Mirandola.

- Moção de aplausos de autoria do vereador Matheus Ramos às escolas E.E. Professora Maria Frizzarin e E.E. Professora Leny Aparecida Pagotto pelo projeto Escola da Família.

 

- Moção de aplausos de autoria da vereadora Giovana Vilela à ONG Anjos da Alegria pelo trabalho realizado.

 

- Indicação de autoria da vereadora Rafaela Chagas solicitando recapeamento nos bairros Jardim Esperança, Jardim Boer e Jardim Mirandola.

 

- Indicação de autoria do vereador Lucas Henrique Pereira solicitando troca de lâmpadas nos bairro da região do Jardim Mirandola.

 

- Indicação de autoria do vereador Emanoel Dias Pires solicitando poda e limpeza na mata próxima a Escola Professora Maria Frizzarin.

 

- Indicação de autoria do vereador Paulo Licori solicitando instalação de Posto de Saúde no bairro Jardim Mirandola.

 

- Indicação de autoria do vereador Vinicius Dechen Cordeiro solicitando construção de praça no bairro Jardim Bertoni.

 

O projeto

 

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.


Publicado em: 23 de abril de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro