0800- 7719701


Alunos da EE Profª Risoleta Lopes Aranha participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”



Setenta e seis alunos da sétima série da EE Profª Risoleta Lopes Aranha, localizado no bairro São Domingos, participaram nesta terça-feira (20) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como acúmulo de entulho e lixo ou mato alto em lotes, instalação de aparelhos e ginástica nas praças do Bairro São Domingos e poda e substituição das árvores de grande e médio porte. A Mesa Diretora foi composta por Isabela Cáceres da Silva (presidente), Geovana Victória De Angelo (primeira secretária), e Kamila Bernardes Lago (segunda secretária). Foram discutidos dois requerimentos, quatro indicações e uma moção.
Os vereadores Adelino Leal (PT), Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Kim parabenizou o projeto Câmara Jovem e comentou sobre um dos requerimentos apresentados pelos alunos referente aos dejetos caninos nas calçadas. “Quero parabenizar toda a equipe do Câmara Jovem pelo excelente trabalho realizado. E quero dizer também que no ano de 2001 apresentei um projeto de lei que trata sobre os dejetos de cachorros na cidade, inclusive essa propositura é lei municipal e o dono que não estiver recolhendo a sujeira do seu cachorro está sujeito à multa”, explica o parlamentar.
Segundo Thiago Brochi, conhecendo os trabalhados do Legislativo os alunos podem reivindicar melhorias para o município. “Hoje as pessoas, principalmente o público jovem, não estão interessados na política, mas ela mexe com a cidade, com os estados e com o país, sendo importante que vocês venham conhecer o trabalho dos vereadores, trazendo projetos, reivindicações e ideias. Só assim nós conseguimos mudar a nossa cidade”, disse.
Leal destacou a importância de as pessoas ajudarem na fiscalização do município. “A nossa função como vereador é fiscalizar o Executivo e é isso que vocês vereadores mirins estão fazendo aqui na Câmara Municipal – ajudando os vereadores a fiscalizar a nossa cidade. As pessoas precisam ter consciência de suas ações, pois não é apenas responsabilidade da Administração Pública cuidar de um município, e isso começa a partir de vocês”, afirmou o parlamentar.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados durante a sessão simulada: um requer informações sobre a fiscalização referente aos lotes com acúmulo de entulho e lixo ou mato alto no município; e outro requer esclarecimentos a respeito da fiscalização da Lei referente aos dejetos caninos nas calçadas do Bairro São Domingos, principalmente no entorno da escola EE Prof° Risoleta Lopes Aranha.
Indicação
Três indicações foram discutidas e aprovadas pelos vereadores mirins; a primeira solicitando a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida 9 de Julho com a rua Benedito Correia; a segunda solicita melhorias na iluminação entorno da escola Professora Risoleta Lopes Aranha, preferencialmente na rua 13 de maio; a terceira solicita substituição das arvores de grande e médio porte existentes dentro e na calçada da escola Professora Risoleta Lopes Aranha.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação




Publicado em: 20 de setembro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro