0800- 7719701


Alunos da EE Sebastiana Paié Rodella participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”



Trinta e seis alunos do nono ano do Ensino Fundamental da EE Sebastiana Paié Rodella, do bairro Parque da Liberdade, participaram nesta quarta-feira (3) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala.
A mesa diretora foi composta por Mariana Barboza Martins (presidente), Thainá Moraes Lourenço (primeira secretária) e Leonardo Martins Barbosa da Silva (segundo secretário). Foram discutidos cinco projetos de lei, dois requerimentos e uma moção.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), acompanhou a sessão e utilizou a palavra para agradecer a participação da escola e ressaltar a qualidade dos debates. O parlamentar também entregou o certificado de participação aos vereadores mirins.
Projetos
Cinco projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Cria o Centro Esportivo e de Lazer do Parque da Liberdade, no município de Americana;
- Autoriza a Prefeitura a construir mais creches no município e prestar mais assistência às creches já existentes;
- Estabelece os deveres do poder público e dos moradores, respectivamente, em relação à limpeza dos quintais, dos terrenos baldios e das áreas públicas desocupadas, no município de Americana;
- Autoriza a Prefeitura a construir um viaduto unindo, numa via direta, o Parque da Liberdade ao Parque das Nações, município de Americana;
- Cria o Programa Municipal de Combate à Violência nas Escolas;
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Requer informações da Prefeitura sobre a ocupação da área de preservação ambiental às margens da Avenida Serra do Mar, ao lado da EE Profa. Sebastiana Paiê Rodella, no Parque da Liberdade, município de Americana;
- Requer informações da Prefeitura sobre a qualidade dos atendimentos na Rede Pública de Saúde;
Moção
Uma moção foi apresentada e aprovada pelos vereadores mirins:
- Moção de aplauso à patrona da escola, professora Sebastiana Paiê Rodella;
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 03 de setembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro