0800- 7719701


Alunos da Escola Estadual João XXIII participam de sessão simulada do projeto Câmara Jovem



Cerca de 120 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João XXIII, do bairro Vila Santa Catarina, visitaram na sexta-feira (14) a Câmara Municipal de Americana para participarem do projeto Câmara Jovem. Durante as atividades, os estudantes simularam uma sessão ordinária da Câmara e debateram proposituras autoria própria no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.

 

A sessão simulada foi a última etapa do projeto. Ao longo do ano, os alunos aprenderam as diferenças entre os três poderes e o papel do vereador e receberam orientação dos coordenadores, professores e equipe técnica da Câmara para pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.

 

Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Eloisa Felisberto (presidente), Ana Clara Ângelo Tanan (primeira secretária) e Yasmin Stacie de Carvalho de Souza (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, um requerimento, uma indicação e uma moção.

 

O vereador Thiago Brochi (PL) acompanhou a sessão simulada e, durante o uso da palavra, comentou como a escola foi importante em seu desenvolvimento e para sua trajetória na política. “Tive a satisfação de ser aluno do João XXIII, nessa escola participei do grêmio estudantil e foi ali que comecei a me interessar pela política. O projeto do Câmara Jovem é fundamental para despertar aos jovens o interesse pela política e compreender como contribuir com a sociedade acompanhando o trabalho dos vereadores”, disse.

 

Durante o uso da palavra o vereador Renan de Angelo (Podemos) ressaltou o papel dos estudos para a formação dos jovens para o mercado de trabalho e para a vida adulta. “É essencial que vocês continuem estudando após concluírem o Ensino Médio. Sempre respeitem os professores que escolheram essa profissão pelo papel transformador para a sociedade. A política está em todos os lugares e vocês já exercem diariamente. Participem especialmente cobrando os agentes políticos para que os impostos sejam revertidos em benfeitorias”, comentou.

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Ao final, os vereadores mirins receberam certificados de participação.

 

As seguintes proposituras foram debatidas pelos jovens parlamentares:

 

- O projeto de lei de autoria dos vereadores Kauan Mendes Coito e Giovanna Viana da Silva, que o Programa Municipal de Infraestrutura Viária Inteligente e Sustentável em Americana, foi aprovado.

 

- O projeto de lei de autoria dos vereadores Fábio Galan Jacobs Filho e Ana Luiza de Lucca, que estabelece o Programa Municipal de Sustentabilidade e Infraestrutura Verde nas escolas e estabelecimentos públicos em Americana, foi aprovado.

 

- O projeto de lei de autoria dos vereadores Ashiley Sevilha e Leonardo Zago Costa Santos, que institui a obrigatoriedade de acompanhamento psicológico aos alunos da rede pública municipal de ensino de Americana, foi aprovado.

 

- Requerimento de autoria do vereador Nickson Bezerra da Silva solicitando informações e planejamento estratégico do Departamento de Água e Esgoto (DAE), foi aprovado.

 

- Indicação de autoria do vereador Pedro Henrique Norcia de Andrade pedindo reforço na fiscalização e combate às queimadas no município de Americana foi aprovada.

 

- Moção de Aplausos e Reconhecimento à equipe da Escola Estadual João XXIII, de autoria da vereadora Yasmin Ribeiro, foi aprovada.

 

 


Publicado em: 14 de novembro de 2025

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro