Sessenta e quatro alunos da oitava série do Centro Educacional SESI 101, localizado no bairro Parque Universitário, participaram nesta quarta-feira (11) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A mesa diretora foi composta por Lucas Veloso dos Santos (presidente), Vitoria Silva (primeira secretária) e Gustavo Nonato de Oliveira (segundo secretário). Foram discutidos quatro projetos de lei, três requerimentos e duas moções.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), e os vereadores Pedro Peol (PV) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes para entregar os certificados de participação e acompanhar o andamento da sessão.
Durante o uso da palavra, Chocolate destacou o projeto de lei de autoria dos vereadores mirins que trata sobre melhorias nas estruturas dos pontos de ônibus. “Eu e o vereador Thiago Brochi temos um projeto similar a este – hoje lei em Americana, que institui a colocação de lixeiras ecológicas em todos os pontos de ônibus da cidade. As proposituras que vocês trazem aqui são muito significativas, e podem se transformar em projetos protocolados nesta Casa”, afirmou.
Projetos
Quatro projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Institui melhorias nas estruturas dos pontos de ônibus do município de Americana;
- Dispõe sobre a instalação de semáforos em áreas escolares e em cruzamentos que especifica;
- Autoriza o Poder Executivo a criar o Hospital Público de Animais;
- Proíbe maus tratos aos animais em eventos públicos e privados no município;
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Solicita informações do Poder Executivo sobre a dedetização de bueiros no município;
- Solicita informações sobre as obras no Teatro Municipal “Lulu Benencase”;
- Requer informações sobre o transporte público de Americana;
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação