Setenta alunos da quinta série do Colégio Salesiano Dom Bosco, localizado no bairro Santa Catarina, participaram nesta quarta-feira (9) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como a coleta de lixo, o tratamento e controle de animais de rua e normas para a realização de obras públicas. A Mesa Diretora foi composta por Gustavo Rossi Malheiros (presidente), Carolina da Costa (primeira secretária), e Juliana do Nascimento (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, dois requerimentos e uma moção.
A vereadora Divina Bertalia (PDT) e os vereadores Paulo Chocolate (PSC) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Brochi parabenizou os alunos pela participação e qualidade das discussões. “A participação de vocês é muito importante, e devem aproveitar essa oportunidade, procurando os vereadores e trazendo suas reivindicações. Essa discussão dos projetos é uma lição de democracia”, afirmou.
Divina falou sobre a importância da participação no projeto para o desenvolvimento dos alunos. “Essa experiência vai oportunizar que vocês despertem cada vez mais, não só através dos ensinamentos familiares, da escola e dos ambientes que vocês frequentam, esse sentimento de responsabilidade com aquilo que é de todos, não apenas da vida particular, mas da cidade, da história e da memória de um povo”, disse.
De acordo com Chocolate, o projeto incentiva a participação dos alunos nas questões políticas da cidade. “Com a participação no projeto Câmara Jovem, vocês começam a compreender melhor o desenvolvimento da cidade, e quem sabe um dia, se tornar um vereador titular. A discussão de vocês aqui é séria, com uma real cobrança, e esse é o papel do parlamentar”, discursou.
Recolhimento do lixo
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria das alunas Carolina Amaral da Costa e Juliana Gothe que dispõe sobre a criação do “Programa Integrado de Recolhimento de Lixo” no município. O projeto estabelece a coleta seletiva de materiais e a coleta de lixo orgânico realizadas diariamente pela Prefeitura Municipal, a construção de novo aterro sanitário e a criação de campanhas que incentivem a coleta seletiva do lixo.
Controle de animais
Outro projeto de lei apresentado e aprovado, de autoria dos alunos Mateus de Andrade e Eduardo de Lima, dispõe sobre o tratamento e o controle de animais de rua, com vacinação, castração, aplicação de microchip e campanhas de adoção realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses e pela Prefeitura Municipal de Americana.
Obras públicas
Outro projeto de lei apresentado e aprovado pelos vereadores mirins, de autoria dos vereadores Lucas Salamuni e Felipe Fagionato, estabelece normas à Prefeitura Municipal para o planejamento e a realização de obras públicas no município de Americana.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados durante a sessão simulada: um pede informações do Poder Executivo sobre a construção de creches no município de Americana no ano de 2011; e outro solicita informações sobre a falta de atendimento médico na rede pública de saúde do município.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação