Trinta alunos do segundo ano do Ensino Médio da EE Profº Martinho Rubens Bellucco, do bairro Praia Azul, participaram nesta terça-feira (20) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo da primeira sessão simulada de 2013 do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Gustavo Henrique da Silva (presidente), Bianca Aljona (primeira secretária) e Luana Gomes (segunda secretária). Foram discutidos quatro projetos de lei, quatro requerimentos e cinco moções.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), e os vereadores Celso Zoppi (PT), Luiz Renato (PC do B) e Moacir Romero (PT) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos e entregar os certificados de participação.
Chocolate parabenizou os alunos pela apresentação das proposituras e qualidade dos debates. “Hoje damos início a mais uma sessão simulada, que levanta discussões relevantes dentro e fora da escola. É importante que vocês acompanhem as sessões da Câmara, para que possam cobrar melhorias para seu bairro e para Americana”, discursou o chefe do Legislativo.
Moacir falou sobre a importância do conhecimento sobre os trabalhos do Poder Legislativo. “Esta Casa é o espaço mais democrático entre os poderes, por que aqui estão representados os mais variados segmentos da sociedade. É importante que vocês entendam o procedimento das votações”, apontou.
Zoppi comentou sobre o papel de cidadão exercido pelos alunos. “Sabemos que a formação escolar não se restringe ao português e a matemática, vai muito, além disso, e depende do empenho de todos, principalmente de vocês. É importante que vocês pleiteiem as reinvindicações de vocês e participem da política”, disse.
Para Luiz Renato, a vida política deve estar presente em todos os momentos. “Muitas pessoas dizem que detestam a política, mas tudo depende dela. Vivemos em sociedade e temos de compartilhar a vida. A participação política está sempre presente, e estudar sobre isso é importante para nossa formação”, salientou.
Captação de água da chuva
Entre os projetos apresentados, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria do aluno Henrique Souza que dispõe sobre a captação de água da chuva para reaproveitamento, em todo o território nacional. A propositura prevê a construção de dispositivos de captação nos bens imóveis com fins de comércio, prestação de serviços e indústrias.
Reaproveitamento de resíduos de construção civil
Outro projeto apresentado pelos vereadores mirins e aprovado por unanimidade, de autoria da aluna Nayara Feitosa, dispõe sobre a separação adequada e o reaproveitamento de resíduos de construção civil, assim como o seu descarte. O projeto afirma que as empreendedoras serão responsáveis pelo encaminhamento dos resíduos de acordo com sua utilidade.
Requerimentos
Quatro requerimentos foram discutidos e aprovados por unanimidade: um solicita informações do Poder Executivo sobre a limpeza de terreno localizado na Rua Alcída Leite de Campos; outro requer informações sobre a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Heitor Siqueira com a Rua Maranhão, no bairro Praia Azul; outro solicita providências sobre a instalação de rede de esgoto, iluminação e pavimentação no bairro Asta IV; e o último solicita a construção de praça pública na Praia Azul.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação