0800- 7719701


Alunos do SESI 422 participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”



Vinte e cinco alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Centro Educacional SESI 422, localizado no bairro Machadinho, participaram na tarde desta quarta-feira (23), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Gabriel Rui Hauk (presidente), Karina Correia de Oliveira (primeira secretária), e Larissa Pereira da Silva (segunda secretária). Foram discutidos quatro projetos de lei, dois requerimentos, duas indicações e uma moção.
Obras de nivelamento
Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores mirins o projeto de lei de autoria do aluno Vitor do Nascimento que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de obras de nivelamentos nas calçadas pelos proprietários de imóveis no município.
Balancetes bimestrais e subsídios dos vereadores
Outro projeto apresentado e aprovado pelos vereadores, de autoria do aluno Natã Campos Santos, dispõe sobre a criação de balancetes bimestrais apontando a frequência da participação dos vereadores nas sessões ordinárias realizadas na Câmara Municipal de Americana.
Também foi aprovado pelos vereadores mirins o projeto de lei, de autoria do aluno Paulo Gabriel Ronchini, que dispõe sobre o subsídio dos vereadores da Câmara Municipal de Americana. O projeto prevê a obrigatoriedade de doação de metade do salário mensal dos agentes públicos ao Fundo de Solidariedade Municipal.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados: um solicita informações do Poder Executivo sobre a operação tapa buraco no município; e outro solicita informações sobre o Centro de Cultura e Lazer (CCL).
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro