Trinta e dois alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Centro Educacional SESI 422, localizado no bairro Machadinho, participaram nesta quarta-feira (31) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como mudanças no trânsito, acessibilidade para deficientes físicos e a recuperação da Lagoa do Piva. A Mesa Diretora foi composta por Guilherme Luiz das Neves (presidente), Rebeca Valetich (primeira secretária), e Natália Marçal (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, três requerimentos, uma moção e duas indicações.
Os vereadores Adelino Leal (PT), Thiago Brochi (PSDB) e Valdecir Duzzi (PSDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Segundo Leal, os jovens são parte fundamental do desenvolvimento da cidade. “A participação de vocês nessa Casa é fundamental. É importante que vocês conheçam o que é feito dentro de uma Casa Legislativa, participando da democracia. Nós aproveitamos os projetos que vocês trazem, que são relevantes para a sociedade, partindo de vocês”, relatou.
Duzzi ressaltou a participação dos jovens na sociedade. “Temos de adquirir a educação na base familiar, assim como na escola, e precisamos ter uma visão holística, com um senso crítico. Hoje, a capitação de informação que vocês possuem é muito rápida, através da globalização e com o advento da internet, e acabamos esquecendo alguns princípios básicos, mas vocês precisam buscar a qualificação profissional e pessoal”, disse.
Thiago Brochi parabenizou os alunos pela participação no projeto. “Assumi recentemente meu cargo como vereador, e na minha época não tive a oportunidade, como vocês estão tendo agora, de discutir política e aprender como ela é no dia-a-dia. É muito importante que vocês tragam os projetos para esta Casa, para que possamos saber o que a população americanense precisa”, afirmou.
Tráfego de veículos
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da aluna Maria Gabriella Passarini de Carvalho que altera o tráfego de veículos para mão única na rua das Tulipas, no balão da Praça de Esportes do bairro Jardim São Pedro.
Acessibilidade
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da vereadora Vitória Gonçalves Montrazzi que torna obrigatória a colocação de rampas, portas de tamanho adequado, suportes nos sanitários e espaço próprio em veículos públicos para deficientes físicos no município de Americana.
Recuperação da Lagoa do Piva
Outro projeto de lei apresentado e aprovado por unanimidade, de autoria da vereadora mirim Isabela Luiza de Oliveira, dispõe sobre a recuperação da Lagoa do Piva, localizada na Rodovia Luiz de Queiroz (SP – 304), próximo ao Aeroporto de Americana, com o tratamento da água, a recuperação da fauna e o plantio de árvores nativas e frutíferas em seu entorno.
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos durante a sessão simulada: um dispõe sobre a fiscalização de queimadas em território municipal; outro requer o fechamento do CIEP do Parque Novo Mundo nos finais de semana; e outro dispõe sobre o atendimento médico no posto de saúde do Parque Novo Mundo.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação