O vereador Dr. Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) protocolou requerimento em que solicita informações da Replan (Refinaria do Planalto Paulista) sobre o impacto que a ampliação da refinaria localizada em Paulínia terá na qualidade do ar de Americana. O parlamentar solicita o envio de estudos realizados sobre o assunto, especialmente com relação ao Ozônio.
“Segundo informações fornecidas por profissionais da REPLAN nesta Câmara Municipal em fevereiro de 2007, haverá um aumento da capacidade de refino do petróleo em torno de 30 mil barris por dia, correspondente a 10 por cento da produção atual, e investimentos no refino de petróleo de melhor qualidade. Naquela ocasião, nos foi informado que a UNICAMP estava fazendo um estudo da dispersão atmosférica dos poluentes”, explica.
Dr. Sacilotto lembra que, de acordo com medições efetuadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a proximidade com Paulínia amplia de maneira significativa a concentração de poluentes nas cidades vizinhas. Um relatório divulgado pela agência ambiental apontou que, em 2008, foram registradas sete ultrapassagens de limite de Ozônio em Americana.
“Sabemos que o Ozônio, ao nível do solo, se constitui como um dos principais componentes da poluição urbana, e é cancerígeno. Segundo pesquisas científicas, pessoas que vivem em áreas de alta concentração do Ozônio têm 25% a 30% mais chances de morrer de doenças pulmonares”, afirma no documento. Como os efeitos podem ocorrer num raio de 50 quilômetros das fontes emissoras, o vereador demonstra preocupação com a ampliação da refinaria.
“Americana, com uma população de 205 mil habitantes, tem uma frota veicular registrada de 132 mil veículos, que contribuem para poluição atmosférica, juntamente com as emissões do setor industrial, local e da região. Estamos preocupados com as condições do ar de nosso município, que já não são boas e tendem a piorar nos próximos anos”, complementa.
Dr. Sacilotto pede ainda que sejam enviadas cópias do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental, bem como especificados os impactos em consequência dos aumentos da planta, tanto para emissões atmosféricas da macrorregião e de Americana, como também quanto ao consumo da água.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores durante a sessão desta quinta-feira (19).
Assessoria de Comunicação